Nem todos voltam às aulas em Aparecida de Goiânia

Conselho Tutelar vai encaminhar pedido de mais vagas para a Secretaria Municipal de Educação

Postado em: 21-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Nem todos voltam às aulas em Aparecida de Goiânia
Conselho Tutelar vai encaminhar pedido de mais vagas para a Secretaria Municipal de Educação

Isabela Martins*

Começa hoje o ano letivo para mais de 40 mil alunos da rede municipal de Aparecida de Goiânia. Mesmo com o início das aulas, muitas famílias estão sem saber o que fazer já que não conseguiram vaga para os filhos. Sem poder pagar escolas particulares ou cuidadores em casa, muitas famílias recorrem aos Conselhos Tutelares de suas regiões para buscar por ajuda. As vagas mais procuradas são as de período integral. 

Continua após a publicidade

Segundo o presidente do Conselho Tutelar da Zona 132, Wiliomar Dos Santos, a partir de agora começa uma organização de documentos de todos os responsáveis para encaminhar a Secretaria Municipal de Educação. “A gente pede uma documentação da criança e do responsável com dois orçamentos de creches particulares perto da sua região. Montamos um ofício que é encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação”, explicou.

É dado um prazo para a solução da Secretaria, se isso não acontecer o Conselho busca respostas judicialmente. “Quando esse prazo dado à Secretaria acaba, pegamos a cópia do ofício e é feito o encaminhamento para a Defensoria Pública que fica responsável de entrar judicialmente com pedido de vaga”. 

Atualmente Aparecida conta com 32 Centros de Educação Infantil da Rede Municipal (Cmeis), quatro escolas de educação infantil (Emeis) e 55 escolas de ensino fundamental. Os processos de levantamento de quantas famílias ficaram sem a vaga começa hoje, após o fechamento do sistema do Cmei.

Os Cmeis atendem crianças de seis meses a cinco anos. Depois eles devem ser encaminhados para escolas do ensino fundamental. Segundo o presidente do Conselho, o problema das vagas é maior nos Cmeis e escolas de tempo integral. Para ajudar a própria secretaria abiu as portas para auxiliar os pais sem acesso a internet ou que não conseguiam fazer a matrícula em casa. Muitos acabaram madrugando no local, mas mesmo assim não conseguiram a vaga.

A conferente Jucilane de Brito Santos está mais uma vez sem saber o que fazer com a vaga do filho de três anos. “Já tem três anos que eu luto para arrumar vaga para ele na escola e não consigo. Sempre fico na reserva”, comenta.  Ela reclama de ser uma das primeiras a fazer a inscrição mais não consegue a vaga. “Eu sou uma das primeiras a fazer a ficha e fico na reserva, no mesmo dia quando abrem às inscrições eu vou fazer e fala que não tem mais vaga. Se é um Cmei porque não tem vaga?’’. 

Matrícula Informatizada

A matrícula é feita por meio da Matrícula Informatizada, onde os responsáveis pelos alunos fazem a inscrição na instituição de ensino por meio do site da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, ou através do telematrícula. Esse ano a prefeitura disponibilizou mais vagas do que o ano passado. Foram 10 mil vagas para o ensino fundamental, do 1ª ao 9ª ano e quatro mil para os Cmeis.

Kits Escolares 

De acordo com a Prefeitura de Aparecida em fevereiro os alunos do 1ª, 2ª e 3ª ano do Ensino Fundamental iram receber Kits Escolares que incluem em seus matérias réguas, caderno, cola, borracha, lápis de cor e outros matérias. As unidades de ensino também receberam utensílios para a cozinha, como panelas, pratos e copos. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha será ampliado os investimentos na área da educação e valorização dos profissionais. A meta é que até 2020 todas as escolas municipais do município passem por reforma. (Isabela Martins é estagiaria do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crystian) 

Veja Também