Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Comércio local em destaque: 75% preferem lojas de bairro

São chamados ‘varejo de vizinhança’, os estabelecimentos em que, na maioria das vezes, a clientela é atendida por um vizinho, conhecido ou familiar.

Postado em: 09-07-2024 às 11h48
Por: Yasmin Farias
Imagem Ilustrando a Notícia: Comércio local em destaque: 75% preferem lojas de bairro
São chamados ‘varejo de vizinhança’, os estabelecimentos em que, na maioria das vezes, a clientela é atendida por um vizinho, conhecido ou familiar. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

De acordo com a 4° edição da pesquisa Kantar Thermometer, as lojas de bairro são preferência de 75% dos brasileiros. São chamados ‘varejo de vizinhança’, os estabelecimentos em que, em sua maioria, a clientela é atendida por um vizinho, conhecido ou familiar.

As grandes redes varejistas têm presença marcante em shoppings ou em ruas da cidade, mas as lojas independentes são mais preferidas pela conveniência de comprar perto de casa, sem precisar enfrentar o trânsito.

“As lojas independentes, muitas delas de tradição familiar, batalham para continuar cativando o seu público, que não abre mão dessa conveniência de fazer as compras perto de casa e com comerciantes conhecidos de muitos anos. São empreendimentos que dependem bastante do fluxo de caixa diário. É dali que saem os recursos para os comerciantes pagarem as contas da loja”. Diz Cristiano Caixeta, presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás ( Sindilojas-GO).

Continua após a publicidade

O dono de uma loja de informática no setor Nova Suíça, Douglas Pires, diz que muitas vezes os vizinhos vão lá não só para comprar, mas botar o papo em dia. “Não é só uma relação empresa-consumidor, é um relacionamento de amizade mesmo” diz o comerciante. 

Veja Também