Novo ensino médio torna facultativo a disciplina de espanhol

Entre as novidades, a disciplina de espanhol passa a ser facultativa e há aumento na carga horária em disciplinas obrigatórias.

Postado em: 10-07-2024 às 09h08
Por: Yasmin Farias
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo ensino médio torna facultativo a disciplina de espanhol
Entre as novidades, a disciplina de espanhol passa a ser facultativa e há aumento na carga horária em disciplinas obrigatórias. Foto: Bruno santos.

A votação da lei que cria o novo ensino médio foi encerrada nesta terça-feira (9), pela Câmara dos Deputados. Em 2021, no governo de Jair Bolsonaro, foi implementado um modelo de ensino médio, mas o presidente Luiz Inácio resolveu modificar o modelo após críticas de que a carga horária das disciplinas tradicionais havia diminuído.

O antigo modelo de ensino médio poderia trazer mais desigualdade entre escolas particulares e públicas, já que as disciplinas tradicionais tinham uma carga menor para dar lugar a matérias optativas, de acordo com o desejo do aluno. 

O início da implementação desse novo modelo de ensino médio é para o ano que vem, e entre as novas alterações, a disciplina de espanhol passa a ser facultativa. Também há a obrigatoriedade de que todos os estados tenham, em todas as cidades, ao menos uma escola pública com ensino médio no período noturno, se houver demanda. 

Continua após a publicidade

Como ficará agora?

Atualmente são 1.800 horas para disciplinas obrigatórias, com o novo modelo serão 2.400 horas. Em disciplinas optativas, o que antes eram 1.200 horas, passam a ser apenas 600.

Com o modelo atual as matérias obrigatórias em todos os anos do ensino médio são: português e matemática, além de educação física, arte, sociologia e filosofia. No modelo novo, as disciplinas obrigatórias de todos os anos serão: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia). Espanhol será facultativo. 

Sobre os itinerários, atualmente, as redes de ensino definem quantidade e tipo, mas com o novo modelo as escolas devem ofertar no mínimo dois itinerários. As escolas que oferecem ensino técnico são excessão.

Em relação ao ensino técnico, atualmente: 1.800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico. Porém, com o novo modelo: 2.100 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o curso técnico. 

Com o novo modelo, a formação geral básica deve ser presencialmente, permitido aulas online apenas em casos excepcionais. 

Veja Também