Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Goiânia fortalece rede de proteção a pessoas em situação de risco por violação de direitos

Crianças e famílias em situação de ameaça, identificação de trabalho infantil e proteção a pessoas com deficiência estão entre atendimentos feitos pelos Creas

Postado em: 10-07-2024 às 21h27
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia fortalece rede de proteção a pessoas em situação de risco por violação de direitos
Pessoas em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos recebem atendimento especializado e proteção em unidades assistenciais | Foto: Sedhs

A Prefeitura de Goiânia oferece serviços essenciais na área de assistência social que ofertam atendimento especializado a pessoas em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Proteção a crianças e famílias em situação de ameaça a direitos, identificação de trabalho infantil e proteção a pessoas com deficiência estão entre os serviços oferecidos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) possui uma rede integrada de serviços e políticas públicas que trabalham de forma coordenada para oferecer uma resposta eficaz às necessidades das pessoas em situação de risco. As ações visam assegurar proteção imediata, prevenir o abandono e a institucionalização com alternativas de acolhimento e reintegração, fortalecer vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.

As equipes de educadores das unidades dos Creas desempenham um papel crucial na identificação e atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O serviço de abordagem social é uma das estratégias utilizadas para alcançar esse objetivo. Os servidores envolvidos nas ações são devidamente preparados para prestar todo atendimento necessário às pessoas que se encontram em situação de violência ou violação de direitos. Após esse trabalho, o cidadão é encaminhado para o atendimento necessário.

Continua após a publicidade

Conheça os serviços ofertados

  • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) – Apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos.
  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade – Atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.
  • Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) – Assegura o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.
  • Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias – Atendimento especializado a famílias com pessoas portadoras de deficiência e idosos com algum grau de dependência que tiveram sua limitação agravada por violações de direitos.

Relação da unidades dos Creas em Goiânia

Creas Centro-Sul
Endereço: Rua 104, número 614, Setor Sul
Telefone: (62) 3524-4607/99208-4933

Creas Leste
Endereço: Rua Indiana, quadra 21, Jardim Novo Mundo
Telefone: (62) 3524-1770/99210-4518

Creas Noroeste
Endereço: Rua da República com Cláudio Manoel da Costa, quadra 20, lote 32, Setor Capuava
Telefone: (62) 3524-3431/99208-2462

Creas Norte
Endereço: Alameda Capim Puba, número 60, quadra 01, lote 04, Setor Centro-Oeste
Telefone: (62) 3524-2147/99210-7904

Creas Oeste
Endereço: Avenida Sonemberg com Antônio Xavier, número 01, Praça Conjunto Romildo Francisco Amaral, Setor Cidade Jardim
Telefone: (62) 3524-6914/992060636

Veja Também