Escola de Iporá se destaca em prêmio nacional de educação ambiental

Experiência pedagógica foi classificada para a semifinal concorrendo com outras 800 propostas inscritas e entra agora na fase de execução

Postado em: 10-07-2024 às 21h49
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Escola de Iporá se destaca em prêmio nacional de educação ambiental
Projeto desenvolvido por professora e alunos de colégio estadual vai desenvolver a educação ambiental por meio de jogos educativos na plataforma Scratch | Foto: Divulgação

Um projeto de educação ambiental idealizado por uma professora do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, em Iporá, foi selecionado para a semifinal do prêmio Liga Steam. A iniciativa, que utiliza jogos educativos na plataforma Scratch e a construção de lixeiras para estimular a coleta seletiva, se destaca entre as 800 propostas inscritas na premiação.

O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Cristina de Sousa Marques e será desenvolvido no segundo semestre deste ano com a turma da 2ª série do Ensino Médio. A docente, experiente nas áreas de Matemática, Física e Pedagogia, atua como professora de Robótica Educacional e laboratorista na instituição.

“O nosso projeto consiste em desenvolver a educação ambiental por meio de jogos educativos na plataforma Scratch e da construção de lixeiras para estimular a coleta seletiva”, explica a educadora.

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Daniela conta que o primeiro passo da ação pedagógica será a oferta de uma formação para os alunos da unidade escolar para conscientizá-los sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem de materiais e para que eles aprendam a desenvolver um jogo educativo utilizando a linguagem de programação em bloco (Scratch). 

Panfletos e lixeiras

Na parte prática, a equipe realizará visitas guiadas ao parque municipal e ao aterro sanitário da cidade, registrando tudo em fotos e vídeos. De acordo com a professora, também serão confeccionados panfletos educativos para distribuição no Cepi e na cidade.

“Em seguida, vamos propor o desenvolvimento de pelo menos três jogos virtuais com essa temática e os estudantes irão confeccionar as lixeiras a partir do reaproveitamento de latas e canos de PVC”, comenta Daniela.

A equipe selecionou o trabalho entre 800 projetos e o finalizará em setembro, com uma apresentação para toda a comunidade escolar e outras instituições de ensino da rede municipal. “Essa iniciativa tem o intuito de promover a Educação Ambiental em nossa comunidade e eu fiquei muito feliz com o fato de uma escola do interior de Goiás alcançar essa visibilidade tão importante”, diz a professora.

Segunda etapa e premiação

A segunda etapa do prêmio Liga Steam selecionará apenas 10 projetos entre os 150 escolhidos. A disputa reúne escolas de 15 estados brasileiros. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro.

O prêmio Liga Steam é uma iniciativa nacional da Fundação ArcelorMittal, em parceria com outras instituições, e tem como objetivo valorizar a abordagem Steam na educação, além de incentivar soluções para os desafios das comunidades. Organizadores promovem edição com o tema “Pensar Agora nos Limites do Planeta é Bom Pro Mundo” para estimular a reflexão sobre as mudanças climáticas e a COP 30 em Belém em 2025.

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