Trens devem circular em Goiás

Ainda sem previsão, trens devem passar por 14 municípios

Postado em: 26-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Trens devem circular em Goiás
Ainda sem previsão, trens devem passar por 14 municípios

Isabela Martins*

Goiás passará a ter trens turísticos. Mesmo sem a previsão para a instalação do trem e funcionamento da linha, a idéia e que eles passem por cidades e povoados que possuam em seu roteiro arquitetura Art Déco de rodovias que foram quase todas restauradas. Eles contemplaram 14 cidades do Estado. De acordo com presidente do Fórum de Turismo da Estrada de Ferro, Valdir Antonio Rosa, a idéia e aproveitar os trilhos para o turismo, gerar empregos e incrementar a valorização da cultura, artesanato, da gastronomia, das artes e da música. 

Segundo o presidente da Goiás Turismo Fabrício Amaral, o projeto ainda está em fase de implementação. Em reunião com os representantes do Turismo da Região da Estrada de Ferro foi estabelecido uma meta para que as ofertas de serviço do trem comecem esse ano. “Não é um projeto pequeno, estamos fazendo um plano de viabilidade do trem que é um estudo caro que a gente vai ajudar a custear o Estado através da Goiás Turismo. A partir daí damos uma alavancada”, explicou Fabrício. 

Continua após a publicidade

Os municípios de Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Vianópolis, se comprometeram a restaurar prédios históricos, instalar sinalização turística, placas informativas sobre os atrativos nas rodovias, e a fazer melhorias na infraestrutura de acesso para garantir o sucesso do projeto. Fazem parte do projeto da região turística também os municípios de Caldazinha, Senador Canedo e os povoados de Ponte Funda e Caraíba. 

Haverá no passeio contação de historias dentro dos vagões, doces típicos, alimento regional, festas tradicionais, artesanato, arquitetura de época, bibliotecas e igrejas. Em algumas cidades o visitante poderá se hospedar na casa dos moradores. Os trechos variam de 30 a 50 km. 

City Tour

Além disso, no projeto, Goiânia teria um ônibus turístico aberto como opção de city tour com passeios pela capital até a estação de Senador Canedo. O primeiro trecho seria do município até Bonfinópolis. Cidades como Silvânia já se preparam para receber os visitantes, restaurando a antiga estação de ferro e preparando hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista. Pires do Rio também já se preparou construindo um Museu Ferroviário. 

Os trechos que serão atendidos pelos trens e a periodicidade ainda não foram decididos. A concessionária que administra os trens de carga disponibilizou uma locomotiva para o projeto. Vagões já estão em fase de aquisição. No país a idéia de restaurar o projeto ferroviário é uma realidade. São 28 roteiros de trens de passageiros que oferecem viagens regulares e passeios. As viagens são realizadas desde antigas Marias Fumaças em cidades históricas até os mais modernos trens de longo curso.

Estação Ferroviária 

No primeiro semestre de 2018 foram iniciadas as obras para reconstrução da Estação Ferroviária de Goiânia, que serão finalizadas e entregues em abril desse ano. Com o valor de R$ 5,8 milhões, as obras do prédio contemplam a Praça do Trabalhador. Cerca de 80% do local já foram restaurados, o que também garantiu a restauração de peças como a Maria Fumaça e o relógio que fica no topo da torre, alem de piso, parte elétrica e pintura.   (Isabela Martins é estagiaria do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também