Comerciantes e lojistas iniciam preparativos para o Dia dos Pais

Mercado está otimista e diz acreditar que a média das vendas pode aumentar 40% devido à procura por presentes para a data

Postado em: 18-07-2024 às 05h00
Por: Thais Cristina Teixeira
Imagem Ilustrando a Notícia: Comerciantes e lojistas iniciam preparativos para o Dia dos Pais
Ofertas de alavancagens no atacarejo são utilizadas como estratégia para aumento das vendas | Foto: Gustavo Tilio

O Dia dos Pais movimenta a economia nacional e local devido à grande movimentação pela busca de presentes. No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto, mas inicialmente, em 1953, instituída pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal e da rádio O Globo, a comemoração ocorre especificamente no dia 16 de agosto, devido à comemoração católica do Dia de São Valentim. 

Em Goiânia, os comerciantes da Região da 44, segundo maior polo de moda do Brasil, já começaram a se preparar para a data. Dalila Volar, proprietária da Loja Volar, contou que a expectativa em relação à data é grande, já que, ela trabalha apenas com roupas masculinas e durante as procuras de presentes para  Dia dos Pais, as vendas aumentam quase 90%.

Dalila Volar explicou que como a data é específica para homens mais velhos, uma das estratégias adotadas é trabalhar com produtos como camisetas polo, camisa social, camisetas básicas, algodão 100%.

Continua após a publicidade

“A camiseta polo, no nosso caso como nós somos fabricantes, e trabalhamos com tecidos especiais, nós temos a polo no algodão confort que tem um pouquinho de elastano na composição, ela é 95% algodão e 5% elastano, é um tecido muito confortável e por isso ela tem maior saída no Dia dos pais”, pontua.

Em relação a forma de pagamento, ambas as comerciantes afirmaram que hoje, a mais utilizada é o pix, mas que cartões de crédito e débito ainda são usados pelos clientes. “O Pix também tem aumentado muito, dinheiro em espécie sumiu do mercado mas é pix mesmo e crédito”, contou Jocasta Rodrigues

Jocasta Rodrigues, proprietária do Império das Camisas, relatou que geralmente na época do Dia dos Pais, ela aumenta na faixa de 40 %, em relação às vendas do durante o ano. 

Para a data a comerciante tem investido em novas coleções de Camisaria masculina e camiseta pai e filho, sacolas para presentes e também decoração. “A expectativa está alta investindo nisso.”

Fabíola Nogueira, gerente de relacionamento, de uma das redes de shoppings da Região da 44, explicou que por ser de uma rede de shopping atacadista, a data vem com antecedência. “Agora os nossos lojistas já estão se preparando para vender para os revendedores.”

A gerente destacou ainda que tem recebido um volume maior de excursões de compras voltado para roupa masculina de outros estados do Brasil, “e a gente está se organizando em relação às ofertas também”. 

Além da  preparação em relação ao estoque, profundidade e quantidade de grades que já está sendo feita, o shopping nesse final de semana vai realizar uma oferta de alavancagem para atrair o público que quer se quer se anteceder ao Dia dos Pais, chamada Leva Tudo. 

“Nós somos hoje o segundo maior polo de moda do Brasil, hoje em relação a tamanho a gente só fica abaixo do Brás em quantidade de tamanho de lojas,  e aqui o leva tudo ele tem foco principal no atacarejo que são as pessoas que querem vir e  comprar direto do confeccionista, furar fila, comprar a roupa mais barata, ter mais opções de peças, de cores diferentes.”

Fabíola Nogueira explicou que o shopping possui em médias 1.700 lojas das quais 1.200 são confeccionistas e apesar da maioria das lojas serem voltadas para o público feminino, o número de comércios que atende a moda masculina.

Veja Também