UTI do Einstein Goiânia é reconhecida como uma das melhores do país

A certificação UTI Top Performer atesta um trabalho permeado por qualidade e segurança no cuidado com a saúde dos pacientes

Postado em: 24-07-2024 às 19h48
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: UTI do Einstein Goiânia é reconhecida como uma das melhores do país
A unidade de Goiânia foi inaugurada em 2021 e é o primeiro hospital Einstein fora de São Paulo | Foto: Divulgação

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia foi, mais uma vez, reconhecida como uma das melhores do país. A certificação, concedida pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), é o selo Top Performer, que considera indicadores assistenciais como mortalidade, infecção, tempo de permanência e utilização adequada de recursos de mais de 800 hospitais de 11 países.

Em 2022, a unidade reconheceu as iniciativas implementadas na UTI com o selo Top Performer. O monitoramento do Einstein de Goiânia em 2022 revelou que pacientes internados na UTI apresentaram mortalidade 46% menor do que o previsto, considerando a gravidade de seus quadros. Em 2023, este percentual foi de 48%, número abaixo da média geral dos hospitais que receberam o selo Top Performer no ano.

“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho que envolve muito comprometimento, dedicação e um espírito de equipe excepcional”, afirma Felipe Piza, diretor médico do Einstein Goiânia e do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Íris Rezende Machado (HMAP), unidade pública administrada pela organização. Ângelo Antônio Gomes de Carvalho, coordenador médico do Departamento de Pacientes Graves (DPG), que contempla UTI e Unidade de Pronto Atendimento, acrescenta: “É a prova de que, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, somos capazes de oferecer o melhor atendimento possível”.

Continua após a publicidade

Para que a unidade de saúde participe da premiação ela precisar ter o sistema Epimed Monitor UTI, que possibilita a gestão e a análise de indicadores de UTI por meio de benchmarking exclusivo e análises preditivas que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, para a certificação, é necessário que as UTIs tenham utilizado o sistema Epimed Monitor durante todos os trimestres do ano de referência (o ano anterior à concessão da certificação), com número mínimo de internações em função do tamanho da UTI e com boa integridade de preenchimento dos dados.

Veja Também