Conheça a Cidade de Goiás; antiga capital completa 297 anos

Cachoeiras, museus, história, gastronomia, cultura e muito mais

Postado em: 25-07-2024 às 20h44
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a Cidade de Goiás; antiga capital completa 297 anos
Cidade de Goiás. Foto: Arquivo pessoal

Localizada a cerca de 142 km de Goiânia, esta cidade é um importante berço cultural e histórico do estado, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Conheça a Cidade de Goiás; antiga capital completa 297 anos.

A princípio, a Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, celebra hoje, 25 de julho de 2024, seus 297 anos. Logo depois, suas ruas de pedra e construções coloniais preservam tradições que transcendem o tempo, refletindo a rica história do país.

Patrimônio Histórico e Cultural

A Semana Santa, com a famosa Procissão do Fogaréu, é um dos eventos que atrai visitantes de todo o Brasil. A cidade é também o berço da poetisa Cora Coralina, cuja residência se transformou em um museu que recebe admiradores de sua obra. A arquitetura sacra das igrejas é outro destaque, com edificações que remontam ao período colonial.

Continua após a publicidade

Poetisa nasceu em Goiás. Foto: Millena Barbosa

Sendo assim, para quem busca contato com a natureza, Goiás Velho oferece opções como a Cachoeira das Andorinhas, localizada a 6 km da cidade, e a Cachoeira da Carioca, dentro do perímetro urbano, ambas proporcionando um cenário de beleza natural e tranquilidade.

Leia também: Gringo viraliza ao se encantar com pamonha goiana; veja

Gastronomia

A culinária local é uma celebração de sabores, refletindo a riqueza da cultura gastronômica goiana. Pratos tradicionais como empadão goiano, pamonha, arroz com pequi, biscoitos e pães de queijo são alguns dos destaques. Bem como, os doces, como o de leite, goiabada cascão, doce de abóbora e o famoso doce cristalizado, eternizados nos versos de Cora Coralina, também são imperdíveis.

Empadão goiano. Foto; Divulgação

Lazer e Cultura

Os museus da cidade são pontos de parada obrigatória. O Museu Casa de Cora Coralina oferece uma imersão na vida da poetisa, enquanto o Museu Palácio Conde dos Arcos, construído em 1751, narra a história dos governadores de Goiás.

O Museu das Bandeiras, antiga Câmara e Cadeia de 1766, abriga mais de 500 objetos que retratam a presença negra, indígena e portuguesa em Goiás. Já o Museu de Arte Sacra da Boa Morte exibe mais de 900 peças, incluindo obras de José Joaquim da Veiga Valle. Como também, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1734, é uma joia arquitetônica com fachadas góticas e pinturas de Nazareno Confaloni.

Museu das Bandeiras, antiga prisão e Senado. Foto: Divulgação

Natureza e Aventura

Para os aventureiros, a cidade oferece a Cachoeira Serra das Orquídeas, situada após o declive da Serra Dourada, acessível pela Pousada Clube Serra das Orquídeas. Este oásis natural proporciona momentos de contemplação e relaxamento. Além disso, a Cachoeira das Andorinhas, dentro da Fazenda Tucum, com suas formações rochosas de arenito e pedra-sabão, é outro destino que encanta os visitantes.

Enfim, neste aniversário de 297 anos, a Cidade de Goiás continua a encantar com seu patrimônio histórico, belezas naturais e rica cultura. Conheça a Cidade de Goiás; antiga capital completa 297 anos. A cidade permanece um destino imperdível para aqueles que desejam conhecer e vivenciar a história e tradição do estado de Goiás.

Serra das Cachoeiras. Foto: Divulgação

Veja Também