Aplicativo pode roubar dados de milhões de smartphones

Apps de CNH Digital e IPVA 2019 já infectam 17 mil smartphones

Postado em: 18-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aplicativo pode roubar dados de milhões de smartphones
Apps de CNH Digital e IPVA 2019 já infectam 17 mil smartphones

Higor Santana*

Uma descoberta feita por uma empresa especialista em segurança digital descobriu que cinco aplicativos falsos de CNH Digital e IPVA 2019 já infectaram mais de 17 mil smartphones em algumas regiões do país. Em Goiás, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-GO) informou que ainda não existem registros sobre esse tipo de golpe.

Continua após a publicidade

A descoberta feita pela empresa mostrou que os programa eram utilizados por criminosos para roubar informações dos usuários e dados dos aparelhos celulares. Os aplicativos eram disponibilizados nos celulares de sistema operacional Android na Play Store, loja oficial de aplicativos do Google.

No ano passado o Detran-GO divulgou um alerta para os usuários sobre a possível existência de sites que geram boletos falsos de recolhimento do IPVA e do licenciamento. De acordo com o órgão, a página imitava a oficial, gerava um documento falso e, quando o proprietário do veículo fazia o pagamento, o dinheiro ia para golpistas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, desenvolveu o aplicativo da CNH Digital para ser utilizado por motoristas de todo o Brasil. Os aplicativos descobertos já estão fora do ar, mas segundo a empresa Kaspersky Lab, as consequências desses programas podem diminuir a vida útil da bateria, consumir pacote de dados, deixar o celular mais lento e, em alguns casos, extrair informações do telefone.

Segundo a empresa, alguns erros são possíveis de identificar na hora de baixar os apps, como, por exemplo, o Ministério de Ciência e Tecnologia é identificado no aplicativo falso como Ministério da Tecnologia. E o órgão responsável pela distribuição do aplicativo, é o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Uma vez instalados, os programas começam a exibir anúncios sem a permissão do usuário. Além disso, a Kaspersky destaca que os apps abriam caminho para discadores automáticos e outros programas utilizados por invasores, para danificar o dispositivo do usuário ou explorar dados pessoais.

Facilidade

Segundo a empresa, o que acaba facilitando a ação desses crimes é a falta de critérios da Google Play Store. Além disso, os criminosos escolhem um tema de interesse público, como da carteira de motorista digital, para ganhar dinheiro de forma ilícita e distribuir aplicativos falsos e sem utilidade.

A Kaspersky Lab recomenda que os usuários sempre acessem o site oficial das empresas e busquem informações sobre a versão correta cada aplicativo a ser baixado. A empresa ainda recomenda para que os usuários não usem seus dados de login para autenticação em serviços e aplicativos de terceiros, e que utilizem programas específicos de segurança para dispositivos móveis, que previnem infecção por vírus e detectam links maliciosos.

Certificado de Veículo Digital

O Detran Goiás lançou no ano passado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV). O documento que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil, já está disponível, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em formato digital. O cadastro gratuito é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, disponível para IOS e Android.

Para ter o documento digital é necessário que o usuário baixe o aplicativo e faça o cadastro. É indispensável que o proprietário tenha pagado o licenciamento do veículo de 2018. Concluir o cadastramento é preciso informar o número do Renavam e o número do código de segurança do documento impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também