Paço faz ação preventiva em 80 pontes e bueiros da Capital

Todos os 57 pontos de alagamentos apontados pela Defesa Civil já passaram por inspeções

Postado em: 01-03-2019 às 20h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Paço faz ação preventiva em 80 pontes e bueiros da Capital
Todos os 57 pontos de alagamentos apontados pela Defesa Civil já passaram por inspeções

Higor Santana*

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou ter um cronograma de recuperação de mais de 80 pontes e bueiros da Capital. De acordo o secretário Municipal de Infraestrutura, Dolzonan da Cunha Mattos, medidas preventivas estão sendo realizados regularmente, para evitar maiores prejuízos causados pelas chuvas. A ponte da Avenida 24 de Outubro e a do córrego Taquaral, no Setor Goiânia Viva, já passaram por obras de recuperação.

De acordo com o secretário, as obras emergenciais foram iniciadas logo depois de uma vistoria de rotina feita pelos engenheiros da própria Secretaria. “Realizamos constantemente vistorias em todas as pontes e bueiros de Goiânia. Por isso, conseguimos diagnosticar o problema e iniciamos a imediata recuperação, evitando, assim, maiores prejuízos”, afirmou.

Continua após a publicidade

Ainda segundo Dolzonam, um dos grandes problemas de entupimentos de bueiros e bocas de lobo, é a falta de limpeza, além do assoreamento das pontes, causados pelas chuvas. Ao todo, foram vistoriadas mais de 72 pontes e realizada a limpeza de mais de 300 mil bocas de lobo. Para Dolzonan, mais de 80% dos problemas causados pela chuva já foram resolvidos.

“Na medida do possível, estamos atuando na reparação dessas localidades. Além disso, estamos fazendo um trabalho preventivo de limpeza nos leitos próximos às pontes e bueiros, para evitar obstrução e alagamentos. Ao todo são 85 cursos de águas que cortam a Cidade”, disse o secretário.

Alagamentos

De acordo com a Defesa Civil, Goiânia possuía 57 pontos de alagamento. Durante temporais, a corporação alerta que se a água estiver a 20 centímetros de altura, o condutor deve estacionar e deixar o veículo.

Entretanto, a Seinfra informou que todos os pontos já passaram por processos de inspecionamento. “Todos os 57 pontos apontados pela Defesa Civil já foram desobstruídos. Quase 100% das pontes estão em perfeito estado, algumas apresentam pequenas infiltrações ou pequenas fissuras que são toleráveis e não oferecem riscos, segundo a Defesa Civil. Em definitivo será elaborado um plano de drenagem urbana na cidade juntamente com o prefeito, para resolver todo o problema de alagamento e entupimento de bueiros e bocas de lobo”, relata.

Ainda de acordo com a pasta, obras estão sendo realizadas nas avenidas T-9, T-24 e T-63. As principais ações realizadas são as substituições de gaviões responsáveis pelo escoamento da água, a revitalização de encostas, construção de passarelas para pedestres e sinalização adequada das vias, feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).

Córrego Taquaral 

De acordo com o secretario, uma das obras mais importantes realizadas em Goiânia, foi a do bueiro do Córrego Taquaral, no Goiânia Viva. Segundo Dolzonam, a obra teve um custo geral de R$ 750 mil, feita com recursos próprios da Secretária. 

Em dias de chuva as inundações chegavam a três metros acima da avenida, impedindo o trânsito de veículos e moradores. Para atravessar, era necessário que os moradores passassem por outra avenida que fica distante da obra. Foi dobrada a capacidade de passagem da água, além da construção de uma bacia de acomodação para controlar a água em excesso. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

 

Veja Também