Feira composta só por mulheres será realizada neste domingo na Capital

A 'Feira das Minas' ocorre, no bar Ideologia 62 a partir das 16 horas; São 50 bancas que vendem itens variados, além de shows musicais, danças e bate-papos

Postado em: 09-03-2019 às 14h55
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Feira composta só por mulheres será realizada neste domingo na Capital
A 'Feira das Minas' ocorre, no bar Ideologia 62 a partir das 16 horas; São 50 bancas que vendem itens variados, além de shows musicais, danças e bate-papos

Da Redação

Goiânia não é só a capital de Goiás ou a capital do sertanejo, a cidade também é conhecida por ser a capital das feiras. São inúmeras que acontecem semanalmente. No meio de tantas, surgiu uma diferente de tudo que a cidade já havia presenciado, a ‘Feira das Minas’, idealizada pela estudante de artes visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pauline Arroyo, de 21 anos. A feira ocorre neste domingo (10) no bar Ideologia 62.

Continua após a publicidade

O conceito era um espaço dedicado apenas a mulheres empreendedoras, devido à falta de espaço das mesmas no cenário dos negócios “a feira das minas ta aqui pra mostrar que se precisar, a gente fala 10 vezes mais para sermos ouvidas. De todas as mulheres do Brasil, apenas 8% são donas de negócios, 59,9% dos cargos gerenciais são comandados por homens enquanto apenas 39,1% são por mulheres”, explica Pauline. 

O espaço conta com cerca de 50 lojinhas de itens variados, como bolsas, comidas, objetos sustentáveis, acessórios e vários outros, a maioria de confecção própria. Márcia tem uma loja de bordados, e participou de três edições da feira. Ela ressalta a importância do lugar. “É uma forma de valorizar o trabalho das meninas, eu fico encantada. O local é totalmente diferente, as pessoas que frequentam também e a maioria das meninas ainda não conseguem viver daquilo que vende, do artesanato, porque é muito difícil”, contou a bordadeira que na última edição disse ter conseguido vender quase todos os seus produtos. 

A feira agrada a todos os públicos dessa nova geração de garotas e por isso também preza pelo viés sustentável, a maioria das lojas têm embalagens reaproveitadas ou de materiais que não agridem tanto o meio-ambiente e na praça de alimentação existem várias bancas que oferecem comidas veganas. 

Há espaço até para as crenças, Isadora Mariano de 21 anos faz atendimento de tarot terapêutico “eu falo sobre a energia e ajudo no caminho que a pessoa deve seguir. Eu só fazia atendimento online e [a feira] me ajudou muito no meu trabalho, muita gente veio me procurar, muita gente me conheceu por causa disso”. 

Para completar o local também conta com apresentações de danças, shows e bate papos sobre assuntos variados o que agrega muito para o público visitante “é um espaço bem democrático, dá pra ir sem a intenção de comprar algo e se divertir com as músicas, tomar um lanche, conversar com a galera”, conta Isabela Oliveira frequentadora da feira 

Apesar de o comércio ser exclusivamente feminino, é permitida a entrada de homens assim como a ajuda dos mesmos nas vendas das lojas. A Feira das Minas ocorre em alguns domingos do mês, no bar Ideologia 62, no setor Serrinha. A entrada são doações de alimentos não perecíveis ou roupas, que mais tarde são destinadas á famílias carentes e ao Centro de Atendimento à Mulher (CEVAM). 

Para quem quer participar vendendo os seus produtos, basta se inscrever no link disponibilizado nas redes sociais da feirinha.

Veja Também