Justiça autoriza apreensão de jovem suspeito de planejar massacre

Apreensão foi requisitada à Justiça para posterior apresentação à Vara da Infância e Juventude. Também foram autorizadas buscas no endereço do jovem

Postado em: 16-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Justiça autoriza apreensão de jovem suspeito de planejar massacre
Apreensão foi requisitada à Justiça para posterior apresentação à Vara da Infância e Juventude. Também foram autorizadas buscas no endereço do jovem

O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou a apreensão de um adolescente identificado pela Polícia Civil como o suposto terceiro envolvido na participação do planejamento das mortes na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo, no dia 13. A apreensão foi requisitada à Justiça para posterior apresentação à Vara da Infância e Juventude. Também foram autorizadas buscas no endereço do jovem.

O ataque deixou dez mortos, dos quais duas funcionárias da escola, seis alunos e os criminosos, que se mataram depois do ataque. Outros 11 feridos foram encaminhados a hospitais. Oito ainda continuam internados. 

Continua após a publicidade

“Os dois autores mortos durante o ataque participaram efetivamente da execução. O terceiro suspeito identificado não estava naquela localidade. Ele participou, em tese, de todo o planejamento. Eles projetaram o ocorrido pelo menos desde novembro”, explicou o delegado geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes.

De acordo com o delegado Alexandre Henrique Augusto Dias, responsável pelo inquérito policial, o terceiro suspeito era colega de classe do atirador. O jovem teria auxiliado na compra de equipamentos utilizados durante o crime, adquiridos por meio do comércio virtual.

“Eles se inspiraram no ataque Columbine, nos Estados Unidos, ocorrido no ano de 1999. Os envolvidos tinham conhecimento absoluto da unidade de ensino”, disse Dias. Os materiais e o veículo utilizados foram apreendidos e encaminhados para análise. A perícia técnica comprovará a dinâmica dos fatos.

Tumulto em Goiânia 

Uma brincadeira causou tumulto no Colégio Estadual Aécio Oliveira de Andrade, na manhã desta sexta-feira, 15. Segundo informações preliminares, um rapaz teria entrado na escola, que fica no setor Urias Magalhães, e ameaçado a coordenação. Após isso, ele disse que buscaria um revólver e dispararia no local. Um guarda civil metropolitano que estava à paisana, percebeu a movimentação e ficou aguardando na porta da escola.

Durante esse período, alunos soltaram bombinhas dentro do colégio que pareceram ser disparos de armas de fogo. Nesse momento, o guarda entrou na escola a procura da origem dos supostos tiros. A Polícia Militar chegou a ser acionada e moradores da região se assustaram com a movimentação.

Após a confusão, as aulas do colégio foram suspensas e retornam normalmente na segunda-feira, 18. (Com Agência Brasil)  

Veja Também