Goianos atendem convite de Caiado e enchem de vida a Praça Cívica

“Não estamos falando em obras, estamos falando em dar vida para um espaço maravilhoso. Não podemos deixar com que esses locais sejam tomados pela criminalidade”, disse o governador durante o evento na praça cívica

Postado em: 07-04-2019 às 16h50
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianos atendem convite de Caiado e enchem de vida a Praça Cívica
“Não estamos falando em obras, estamos falando em dar vida para um espaço maravilhoso. Não podemos deixar com que esses locais sejam tomados pela criminalidade”, disse o governador durante o evento na praça cívica

A Praça Cívica, no Centro de Goiânia, foi palco de uma série de atividades de lazer e cidadania neste domingo (7), com o evento Viva a Praça Cívica, idealizado pelo governador Ronaldo Caiado e realizado em parceria com a Prefeitura de Goiânia, e que reuniu centenas de famílias no local. 

“Não estamos falando em obras, estamos falando em dar vida para um espaço maravilhoso, como a Praça Cívica e outras tantas. Não podemos deixar com que esses espaços sejam tomados pela criminalidade”, ressaltou Caiado, que adiantou que pretende expandir o projeto de revitalização de espaços públicos para outras cidades goianas.

Continua após a publicidade

“Vamos fazer com que haja um sentimento em todas as praças de Goiânia, em todas as praças do Estado de Goiás. Vamos mostrar que somos donos do Estado no sentido de que nós ocuparemos tudo aquilo que é das pessoas de bem, as pessoas que querem alavancar o nosso Estado, trabalhar em nosso Estado”, disse o governador.

A ideia do evento surgiu assim que o governador e a primeira-dama, Gracinha Caiado, se mudaram para o Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, Caiado notou que a Praça Cívica estava deserta e, em seus passeios pelo espaço, conversou com moradores da região, que relataram medo em passar pelo local. 

“Assustavam a quantidade de assaltos, de usuários de drogas que ocupavam os prédios, as laterais dos prédios do governo. Então determinei a Casa Militar que nós déssemos total segurança aos visitantes. Mas não só na Praça Cívica, vocês já sentiram que em Goiás já mudou o clima”, disse o governador, que agradeceu o empenho das polícias Civil e Militar, e dos agentes penitenciários. 

Continuidade

O Viva a Praça Cívica, segundo o governador, é o pontapé para que a população ocupe o espaço. A ideia é que todos os domingos, os goianienses e visitantes da capital tomem conta do local, que estará sempre limpo e seguro para ser aproveitado pelas famílias.

Caiado também pediu aos seus secretários que organizem atividades na Praça e que estuda projetos para que o local continue vivo. “Vamos recuperar prédios que aqui estão para nós podermos ter uma praça aberta também, com biblioteca, acesso à internet, poder fazer com que a Praça tenha vida”, disse, ressaltando que a população precisa participar da iniciativa. 

Sintonia com o município

Representando a Prefeitura de Goiânia, o secretário de Administração, Agenor Mariano, ressaltou que a responsabilidade de cuidar da Praça Cívica é do Executivo municipal e que Caiado “mostra gesto de humildade” ao se preocupar com o local. Disse ainda que o cuidado com os espaços públicos é responsabilidade de todos que usufruem deles. “Quem vai determinar se você vai vir para praça é você mesmo, quem vai determinar se ela estará limpa ou suja, somos nós mesmos”, enfatizou.

Caiado destacou que a ação deste domingo demonstra total sintonia com a Prefeitura de Goiânia e que o esforço conjunto tem o objetivo de melhorar a vida da população. “E é dessa maneira que vamos fazer não só em Goiânia, mas buscando [parcerias] em todo o Estado de Goiás”, frisou. 

Apoio do Legislativo

Além da participação da população, que compareceu e levou suas bicicletas e animais de estimação para o evento, deputados e vereadores estiveram presentes na Praça acompanhando de perto a iniciativa de Caiado.

O evento

O Viva a Praça Cívica começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Goiás e de Goiânia. Em seguida, cerca de 200 bombeiros mirins cantaram, junto com o governador, primeira-dama e demais autoridades, os Hinos de Goiás e do Brasil. 

Após os discursos, Caiado fez questão de cumprimentar e tirar fotos com os bombeiros mirins e os profissionais que estavam no local. Depois, saiu acompanhado de cerca de 80 ciclistas em um comboio que percorreu, por cinco voltas, o anel interno da Praça Cívica. 

Também foram realizadas apresentações de dança e teatro, exposições de animais empalhados, oficinas de primeiros-socorros e de orientações de segurança, distribuição de mudas, de pipoca e algodão-doce. As famílias puderam tirar fotos com carros antigos e até do helicóptero dos Bombeiros. As crianças ainda puderam aprender brincando com o projeto Detranzinho e aproveitaram as mesas de pebolim, peteca, pula-pula, além do paredão de escalada e tirolesa. 

O evento teve a participação da Prefeitura de Goiânia, com a Comurg e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, que cuidaram da organização da Praça; e a Agência Municipal do Meio Ambiente, que fizeram a entrega de 2 mil mudas de árvores. Também teve apoio do Iphan e Sesi, que trouxe noções de culinárias para as crianças. As apresentações de dança e teatro ficaram por conta do Grupo Noah e dos alunos da Pontifícia Universidade Católica. Já o grupo Prosa divertiu as crianças com pinturas.

Veja Também