Universitários protestam contra possíveis cortes de verbas à UEG

Principal reivindicação é contra o possível corte de verbas na instituição e dos principais programas de ciência, pesquisa e extensão do Estado

Postado em: 12-04-2019 às 14h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Universitários protestam contra possíveis cortes de verbas à UEG
Principal reivindicação é contra o possível corte de verbas na instituição e dos principais programas de ciência, pesquisa e extensão do Estado

Da Redação

Alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) protestam, desde a manhã desta quarta-feira (11), na BR-060, em Anápolis, a cerca de 50 km de Goiânia. A principal reivindicação é contra o possível corte de verbas na instituição e dos principais programas de ciência, pesquisa e extensão do Estado. O manifesto teve o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Continua após a publicidade

Segundo os acadêmicos, a principal reivindicação seria a queda dos valores repassados à universidade. A provável redução está em um decreto que tramita na Assembleia Legislativa. O intuito é alterar o artigo 158 da Constituição Estadual que faz com que o piso de 3,25% destinados para ciência e tecnologia passe a ser o teto.

De acordo com os manifestantes, cerca de 200 estudantes, de diversos campus, já passaram pela manifestação que deve se estender até à noite. Em nota, a universidade afirmou que ” “buscará todas as alternativas para sanar as demandas possíveis de serem resolvidas no âmbito da UEG”. 

Confira a nota da UEG na íntegra: 

Com relação à paralisação realizada por alunos do Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas da UEG nesta quinta-feira, 11, a Universidade Estadual de Goiás informa que na tarde da última segunda-feira, 8, se reuniu com os estudantes e que ficou acordado que a Instituição buscará todas as alternativas para sanar as demandas possíveis de serem resolvidas no âmbito da UEG. Na oportunidade, toda a equipe gestora da UEG também foi colocada à disposição dos estudantes para dar continuidade aos diálogos. A Instituição entende e respeita o direito de sua comunidade acadêmica à livre manifestação. 

Veja Também