Distritos vão ser reformados

As reformas consistem em operação tapa buracos, roçagem, pintura de placas, e em longo prazo, investir em segurança e monitoramento

Postado em: 17-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Distritos vão ser reformados
As reformas consistem em operação tapa buracos, roçagem, pintura de placas, e em longo prazo, investir em segurança e monitoramento

Isabela Martins*

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) iniciou um processo de recuperação dos Distritos Agroindustriais (Daia) do Estado. São 34 distritos agroindustriais administrados pela Codego, entre eles o de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Catalão. Apesar da falta de informações e detalhes sobre a reforma, a ação de recuperação deve começar pelo Distrito de Anápolis.

Continua após a publicidade

O município de Anápolis é o pólo farmacêutico goiano, com mais de 20 empresas. O Daia conta ainda com uma vertente voltada também para indústria de transformação, medicamentos e comércio atacadista. 

Segundo o novo diretor administrativo da companhia Carlos Toledo a ideia é levar modernização aos distritos. “Vamos fazer uma operação tapa buracos, roçagem, pintura de placas, e em longo prazo, investir em segurança e monitoramento”, afirmou para um portal da Capital.

Recapeamento

Em março o deputado estadual Amilton Filho (SD) apresentou ao governador Ronaldo Caiado (DEM) uma proposta da prefeitura do município em assumir as obras de recapeamento das vias externas do Daia, incluindo a GO-030 que é de responsabilidade estadual. De acordo com o deputado, a situação das vias é insustentável e que há um interesse do município de finalizar as obras o mais rápido possível. “Mais do que dar condições de segurança e garantir o funcionamento do Daia, o recapeamento significa dar condições para os moradores que acessam os bairros por essas vias, chegarem a suas casas com conforto e segurança”, afirmou.

Não existe previsão para o início das obras, já que a autorização final dever vir da Secretaria de Estado da Casa Civil. Para a prefeitura de Anápolis, atuar no reparo da rodovia estadual é necessário a assinatura de um Termo de Cooperação junto a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). 

Investimentos

Municípios goianos terão quase R$ 1 bilhão de investimentos industriais aprovados pelo Programa Produzir. As empresas a serem implantadas e que investirão na expansão de suas plantas industriais devem gerar mais de 200 empregos diretos nas cidades em que serão instaladas ou ampliadas, além de outros empregos diretos. Entre eles está Aparecida de Goiânia, que receberá uma indústria de motocicletas e quadriciclos. O projeto prevê a produção de peças e acessórios para a linha de montagem. 

Outro investimento vai para Anápolis, no Daia, onde foi aprovada a construção de uma indústria de medicamentos alopáticos, o que pode gerar 60 empregos diretos. Os projetos irão gerar subsidio financeiro de R$ 97,7 milhões que foram aprovados na segunda reunião do Programa Produzir. Outros municípios que devem receber os investimentos são Goiânia, Aparecida de Goiânia e Pires do Rio. (Isabela Martins é estagiária do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também