Moradores de Goianira sofrem com a falta de serviços básicos no município

Vias públicas estão repletas de buracos e mato alvo é usado como esconderijo por bandidos

Postado em: 24-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores de Goianira sofrem com a falta de serviços básicos no município
Vias públicas estão repletas de buracos e mato alvo é usado como esconderijo por bandidos

Igor Caldas*

A cidade de Goianira cresce cada vez mais, mas nem todos os bairros do município estão sendo contemplados com os serviços básicos de manutenção da Prefeitura. A reportagem foi até o município para averiguar a situação e foi constatada falta de podas na vegetação além de muitos buracos nas vias públicas. Moradores relatam que os serviços de manutenção do asfalto e a tapagem de buracos só são feitos em períodos de chuva. Dessa forma, o serviço acaba não surtindo efeito e o material usado para concertar as vias ‘derrete’ com as águas pluviais. 

Continua após a publicidade

No bairro Residencial Triunfo, a maior parte das quadras está com o mato muito alto. Moradores reclamam que a vegetação sem poda é usada como esconderijo e facilita ação de criminosos. As estações do ano para quem mora no bairro também são apenas duas: enxurradas e buracos. Na chuva, os moradores relatam que as vias públicas ficam alagadas e o escoamento de água é precário. Segundo eles, na estiagem os reparos do asfalto não são feitos e os buracos que a chuva fez permanecem.  “Aqui, na chuva temos a enxurrada e na seca, a gente tem que conviver com os buracos que ela fez”, denuncia Angela Gomes Crus, moradora do Residencial Triunfo. Ela mora no bairro há 4 anos.

Na rua 29, via em que passa uma das linhas de ônibus que contempla o bairro, há um enorme buraco que flagela o veículo do transporte coletivo diariamente. É na mesma rua onde se localiza a casa de Alice Gomes Cruz. Na porta de sua casa há um movimento intenso de passageiros que necessitam usar a linha de ônibus que passa por cima do buraco todos os dias. Ela já se acostumou com o vizinho indesejado, pois admite que a cratera está ali há muito tempo. Um pedestre que estava passando pelo local na mesma hora em que o trabalho da reportagem estava sendo feito denunciou de forma bem humorada que o dano no asfalto daquela via já está “fazendo aniversário”. Ele submergiu seus pés na lama para mostrar a profundidade da poça que se formou com a água das últimas chuvas.

“Aqui é o piscinão do Carlão! O buraco tem tanto tempo, que está fazendo aniversário. Pior de tudo, é que o próprio prefeito já passou por aqui, viu o estrago e nada foi feito para concertar. O buraco está tão fundo que o ônibus quase cai dentro dele. Agora me da licença que eu vou lavar meu pé”, denuncia o morador Pedro que não quis dar seu sobrenome para a reportagem. Carlos Alberto Andrade de Oliveira é o atual prefeito da cidade, ele é conhecido como Carlão. O borracheiro Rogério Antônio de Jesus relata que os buracos nas vias não são exclusividade da Rua 29. Ele reclama que os reparos nas vias são feitos apenas em época de chuva. “Aqui é uma buraqueira para todo lado. Nunca ouvi falar dessa ideia de concertar buraco em época de chuva. Vem a água e acaba com todo o serviço. Parece que nada foi feito para tapar eles”, denuncia Rogério.

Além do mato, Residencial do Triunfo está repleto de buracos 

Rogério Antônio de Jesus é proprietário de uma oficina de bicicletas que fica duas ruas acima da Rua 29. Lá, as bicicletas que ficam expostas na porta do seu estabelecimento ficam invisíveis para quem passa do outro lado da rua. O mato cobre a visibilidade do seu negócio. 

Ele relata que o trabalho de poda da vegetação não é feito há mais de 4 meses e o mato acaba sendo usado para acobertar crimes. “Já vi mais de 15 malandros aqui na porta usando droga escondido no meio do mato. Para um ladrão esconder aí e roubar o povo, não custa nada”, lamenta o borracheiro.

Rogério afirma que também é proprietário de um lote no bairro, mas faz o possível para mantê-lo limpo, mesmo sem a ajuda da prefeitura. “Eu acho que também falta um pouco de consciência de quem tem lote aqui. O meu sempre tá limpo. Uma vez eu paguei R$ 40 para roçar e rastear meu lote. Daí, na mesma semana o trator da prefeitura passou aqui para limpar alguns lotes, quando chegou o ITU para pagar, constava lá o serviço de poda da prefeitura no meu terreno. Eu fui lá reclamar e não paguei pelo que eles não fizeram”, afirma Rogério.

O borracheiro afirma que os impostos referentes aos serviços da prefeitura continuam chegando todo mês, mas o mato não para de crescer. Ele confessa que chegou a ver recentemente um trator da prefeitura fazendo o trabalho de poda no bairro, mas o serviço foi feito pela metade. “Esses dias, eu vi uns três tratores rodando por aqui. Eu comemorei, achando que finalmente eles iriam limpar o mato, mas roçaram três lotes e se mandaram. Nunca mais vi ninguém”, lamenta o morador. Ele afirma que o serviço tinha sido feito numa sexta-feira e que os funcionários deixaram o bairro por volta das 16h. 

Moradores se unem para contratar empresa de segurança 

Rogério Antônio afirma que a segurança no bairro só melhorou após a contratação de uma empresa de segurança privada que faz ronda no setor. “Uma semana depois que eu abri a oficina fui assaltado. Aqui tinha muito assalto. Só deu uma melhoradinha depois que a gente juntou pra contratar a empresa de segurança que fica rondando por aí”, o borracheiro afirma que falta policiamento na parte do bairro onde ele mora. 

Segundo ele, quando foi assaltado, pediu a polícia para que uma viatura fosse até o local do assalto, mas a corporação se negou. “Eles só ficam ali na porta do supermercado da rodovia. De vez em quando aparecem por aqui. Quando acontece, a gente dorme até mais tranquilo”.

Rogério afirma que a falta de iluminação também era um atrativo para a ação dos bandidos, mas que após pressão dos moradores sobre, a situação melhorou. “Aqui tinha os postes, mas a luz não ligava. Agora eles arrumaram a luz, mas ela fica acesa 24 horas por dia. Daqui a pouco ela queima. Aí vai ser aquela dificuldade para eles consertarem de novo”.

O borracheiro afirma que no início do mandato do Prefeito Carlão a situação do bairro era diferente. Ele afirma que havia mais regularidade dos serviços da prefeitura. “No começo do mandato era mil maravilhas. Eles roçavam o mato de dois em dois meses. As ruas tinham menos buracos. Esse ano está uma vergonha”, afirma o morador. Ele  suspeita que o prefeito abandonou o bairro por que está no fim de seu mandato. “O cara já está saindo fora. Não quer mais saber de ficar vindo aqui pra concertar as coisas não”, lamenta o borracheiro. 

A reportagem procurou a prefeitura municipal, mas até o fechamento desta edição os questionamentos da reportagem não foram respondidos. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também