Obras avançam na Rua 90

Na segunda etapa serão realizados trabalhos de pavimentação com concreto do corredor de ônibus

Postado em: 06-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras avançam na Rua 90
Na segunda etapa serão realizados trabalhos de pavimentação com concreto do corredor de ônibus

Isabela Martins*

Com pouco mais de um mês, desde o início das obras da trincheira da Rua 90 com a Avenida 136 os trabalhos avançam. Os operários estão executando a pavimentação de concreto por onde passará o corredor exclusivo de ônibus. As equipes estão realizando a cravação dos perfis metálicos de contenção e a fundação, além da remoção de interferências das operadoras de telefonia e água que estavam previstas no cronograma.

Continua após a publicidade

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, na Praça Delmiro Paulino da Silva, região da trincheira, já foram cravados os perfis metálicos para que possam serem feitas as cortinas para condicionar a escavação. “São 96 perfis no total, fizemos na Praça do Cruzeiro até ali na região da 123 no Setor Sul. Nós já fizemos 70 metros de pavimentação do piso de concreto com 23 centímetros de espessura”, afirmou.

De acordo com o titular, a trincheira terá 360 metros. Para execução da obra, foram interditados os trechos entre a Praça do Cruzeiro até a Rua 115 no Setor Sul. Além da trincheira, segundo Dolzonan, será feito a revitalização de toda a Rua 90. “Revitalizar toda a rua, preparando para a instalação do futuro BRT. Então, já com a pista em concreto que seria a pista de rolamento, a pista flexível e também o completo asfáltico que seria para os demais veículos, além da questão da sinalização”. No local, também será feito a implantação de sinalização vertical, horizontal e semafórica em conjunto com a execução da trincheira na Praça Delmiro.

Etapas

Na primeira etapa da obra, a Rua 90 foi desviada, permanecendo o acesso local aos imóveis na região. Na terceira etapa, a cravação dos perfis metálicos ao longo da Rua 90 será concluída, restando os trabalhos na região interna e a pavimentação das vias marginais. Após a conclusão dos viadutos, o fluxo da Avenida 136 será transferido para a obra edificada, normalizando o trânsito para quem trafega no sentido Flamboyant e Marista/Bueno. 

As obras da trincheira da Avenida 136 com a Rua 90 fazem parte do projeto de modernização da cidade, para garantir fluidez no trânsito da Capital.  “O BRT e todas as suas intervenções serão importantes para garantir a qualidade de vida dos motoristas, pedestres e comerciantes”, afirma Dolzonan. 

A obra custará R$ 10 milhões, e é executada pelo Consórcio BRT. Segundo o titular da Seinfra será entregue em novembro, e fazem parte do projeto de modernização da cidade.  “O BRT e todas as suas intervenções serão importantes para garantir a qualidade de vida dos motoristas, pedestres e comerciantes”, afirma Dolzonan. Ele aponta os benefícios que a obra irá trazer. “Estamos empreendendo todos os esforços para que o BRT avance. O projeto vai beneficiar a vida dos usuários do transporte público. O BRT e todas as suas intervenções serão importantes para garantir a qualidade de vida de pedestres, motoristas e ciclistas”.

Terminal Isidória 

Outra obra apontada pelo titular da Seinfra é a mudança do terminal Isidória para um terminal provisório localizado na Alameda João Elias Juarez da Silva Caldas. O terminal localizado no Setor Pedro Ludovico passará por mudanças. “Nós vamos remover todo o Terminal Isidória para fazer as adaptações para o BRT, e enquanto antes fazer a demolição. Em 60 dias nós vamos terminar essa obra e fazer a mudança do terminal para esse local. O definitivo é totalmente diferenciado do que está lá”. (Isabela Martins é estagiária do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também