Dia D: Balanço apresenta 48% de cobertura vacinal contra Influenza, em Goiás

Campanha segue até o próximo dia 31 de maio e os grupos prioritários devem procurar uma das 907 salas de vacinação espalhadas por todo o Estado

Postado em: 06-05-2019 às 09h20
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia D: Balanço apresenta 48% de cobertura vacinal contra Influenza, em Goiás
Campanha segue até o próximo dia 31 de maio e os grupos prioritários devem procurar uma das 907 salas de vacinação espalhadas por todo o Estado

Da Redação

O Dia D da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, que aconteceu no último sábado (4), elevou o percentual de pessoas imunizadas por todo o Estado. O balanço parcial realizado pela Gerência de Imunização e Rede de Frio (Girf) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), contabiliza no final da tarde de sábado que 48,71% da população prioritária se vacinou. Esse número deve aumentar hoje, segunda-feira (6), pois alguns municípios ainda podem atualizar os dados da vacinação do dia D.

Continua após a publicidade

Até a última sexta-feira (3) o balanço contabilizava a imunização de 30,25% da população dos grupos prioritários. A gerente da Girf, Clarice Carvalho, ressalta que a população que não aproveitou este sábado para procurar uma sala de vacina, tem até o próximo dia 31 de maio para se imunizar. “A campanha continua e precisamos atingir ao menos 90% da população prioritária”, afirma.

Em Goiás, até agora, as puérperas (mulheres até 45 dias do pós parto) são o grupo com maior cobertura vacinal, alcançando 76,41%, o que corresponde a 8.998 doses aplicadas.

Nesta segunda-feira (6), o quinto grupo prioritário, pessoas portadoras de doenças crônicas e síndromes, começa a ser imunizado. No entanto, a população dos grupos prioritários que perdeu seu período e ainda não se vacinou pode buscar um posto de vacinação para se imunizar.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (Sipni), a cobertura vacinal no Brasil ainda está abaixo do esperado e apenas 38,66% da população prioritária foi imunizada. 

Veja Também