Escolas recebem projeto para conscientização no consumo de energia

O lançamento do projeto foi realizado na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, que atende alunos do 1º ao 9º ano e contou com a presença da secretária de Educação, professora Fátima Gavioli

Postado em: 30-05-2019 às 09h10
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Escolas recebem projeto para conscientização no consumo de energia
O lançamento do projeto foi realizado na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, que atende alunos do 1º ao 9º ano e contou com a presença da secretária de Educação, professora Fátima Gavioli

O uso consciente da energia elétrica é o tema do novo projeto educacional do Governo de Goiás, promovido por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Enel Distribuição Goiás. A iniciativa visa desenvolver nos estudantes hábitos sustentáveis e conscientizá-lo sobre o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais.

O lançamento do projeto foi realizado na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, que atende alunos do 1º ao 9º ano e contou com a presença da secretária de Educação, professora Fátima Gavioli; do coordenador de Projetos da Enel Distribuição Goiás, Ricardo Eire e representantes da área educacional.

Continua após a publicidade

Com empolgação, as crianças do 1º ao 5º ano aprenderam um pouco mais sobre métodos para economizar água e energia elétrica, tanto em casa como na escola, e foram intitulados como “fiscais da energia”. Samuel, um dos alunos da escola estadual, foi escolhido durante a cerimônia para assinar o termo de compromisso do projeto junto com os representantes.

Durante discurso, Fátima Gavioli relembrou que antigamente não se falava sobre consciência ambiental e comparou nos dias atuais a mudança de perspectiva que há em relação à preservação do meio ambiente. “Vocês têm que crescer em um mundo melhor e, sem dúvida, vocês serão a geração saúde do nosso futuro. Por isso, é fundamental para isso darmos o exemplo”, destacou.

O coordenador de Projetos da Enel enfatizou a satisfação em participar do programa e contou que, como filho de professor, sabe da importância de tal iniciativa. “Antes, eu também não tinha consciência ambiental. Hoje tudo está mudando e para melhor. E queremos contribuir para essa mudança”, disse. Durante o programa, Ricardo revelou que serão doados 400 livros que tratam de formas de economizar água e energia elétrica e ainda haverá a distribuição de 90 kits escolares.

Pequenos atos, grandes mudanças

A secretária reforçou a importância de pequenos atos como fechar a torneira durante a escovação dos dentes. “Dessa forma criamos hábitos que podem ser levados para a vida. Acredito que tudo que plantamos nessa idade, tem uma maior chance de vigorar”, destacou.

Esse projeto piloto chega a dez unidades educacionais de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia. A iniciativa faz parte do programa “Enel nas Escolas” e trabalha com a mesma metodologia do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobras, que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como uma ação de resultados na sensibilização de estudantes, professores e familiares.

Tudo é feito dentro dos princípios de combate ao desperdício de energia sem interferir na qualidade de vida da comunidade escolar. 

Veja Também