Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em Goiânia

O segundo “Dia D” visa alcançar os grupos de risco ainda não imunizados

Postado em: 31-05-2019 às 17h30
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em Goiânia
O segundo “Dia D” visa alcançar os grupos de risco ainda não imunizados

Foto: Divulgação

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) prorrogou até o próximo sábado (1º) a campanha de vacinação contra os vírus influenza A (H1N1) e (H3N2). A iniciativa, intitulada de segundo “Dia D”, visa alcançar 90% dos membros prioritários. Durante o todo o dia, cerca de 70 postos estarão abertos ao público e os atendimentos serão realizados das 8h às 17h. 

Continua após a publicidade

Ao final da campanha, a SMS verificará se houveram porções de doses não utilizadas e, caso haja, o restante das vacinas será oferecida à população que não compõe o grupo de risco. A distribuição acontecerá a partir da próxima segunda-feira (3/6). 

Até o momento, foram distribuídas em Goiânia mais de 360 mil doses do medicamento, o que representa apenas 80% dos grupos prioritários imunizados. 

Fazem parte do grupo de risco criança com idade de 6 meses e menos de 6 anos; gestantes e mulheres no período pós-parto; trabalhadores da saúde; idosos; pessoas portadoras de doenças crônicas; professores; policiais civis; militares; bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Sintomas

Normalmente os sintomas surgem de forma repentina e semelhante ao resfriado. A presença de secreções nasais e espirros são bem comuns. Febre, vermelhidão no corpo e cansaço são também alguns dos primeiros sintomas. Entre o segundo e quarto dia, esses primeiros sinais tendem a diminuir e os respiratórios aumentam, seguido geralmente de uma tosse seca.

 

Veja Também