Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Começa implantação de rede de esgoto em dois dos bairros mais antigos de Aparecida de Goiânia

A empresa contratada pela Saneago, a BRK Ambiental, começou a implantação da rede de coleta de esgoto na Avenida Rio Verde

Postado em: 05-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Começa implantação de rede de esgoto em dois dos bairros mais antigos de Aparecida de Goiânia
A empresa contratada pela Saneago, a BRK Ambiental, começou a implantação da rede de coleta de esgoto na Avenida Rio Verde

Igor Caldas

Especial para O Hoje

Continua após a publicidade

Rede de esgoto finalmente está sendo executada nos bairros Jardim Nova Era e Vila Mariana, em Aparecida de Goiânia. Moradores da região relatam que há pelo menos 10 anos enfrentam problemas pelo uso de sistemas individuais de tratamento de esgoto. A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) alega que há rede seca de esgoto, tubulação, na maior parte das vias internas dos bairros, mas não havia como direcionar os resíduos produzidos na região para estação de tratamento (ETE). Os trabalhos de implantação da rede tiveram início ontem.

A empresa contratada pela Saneago, a BRK Ambiental, começou a implantação da rede de coleta de esgoto na Avenida Rio Verde. A previsão do prazo de conclusão da obra é de 60 dias e vai beneficiar mais de 4,5 mil moradores da região. Também será feito a conclusão do interceptor Mariana, com extensão de 470 metros que vai possibilitar a liberação de mais de mil ligações de esgoto no Jardim Nova Era e na Vila Mariana.

A engenheira ambiental da Saneago, Carla Guimarães, justifica a demora da implantação de rede de esgoto em dois dos bairros mais antigos de Aparecida de Goiânia. “Apesar dos bairros serem antigos e parte deles ter a estrutura da rede seca de esgoto, não pudemos iniciar as obras para interligação do esgoto porque dependíamos de executar um coletor que estava com pendência de desapropriação dentro do planejamento”.

Os trabalhos de implantação da rede coletora na Avenida Rio Verde vão ser executados ao longo de um trecho de 2.338 metros. No total, a rede vai abranger oito quadras e também passará pela Avenida Chevalier Neme Jafet. Os trabalhos serão feitos em etapas que correspondem aos trechos de valas que serão escavadas para a implantação dos encanamentos.

Transtornos que compensam 

Proprietário de uma oficina mecânica ao lado de uma das valas aberta pela obra de implantação de rede de esgoto, Lorival Barbosa, acredita que o transtorno causado pelos trabalhos é compensatório. “Dá trabalho, mas vai beneficiar muita gente. Ninguém pode ser egoísta nesta hora”, afirma. Ele diz que quando construiu a oficina, há três anos e meio, acreditava que os bairros já eram dotados de rede de esgoto. A próxima vala será aberta hoje, em frente ao seu estabelecimento, na Avenida Rio Verde, próximo ao cruzamento com a Avenida Graça Aranha.

Gustavo Ferreira trabalha na parte técnica da obra e explica que um dos desafios do planejamento do comprimento linear que cada vala terá são as interferências que são encontradas durante a escavação. Debaixo da terra podem ser encontrados redes de água, de esgoto e fibra óptica. “Uma vala sem interferências pode chegar a 120 metros de comprimento [linear]. Só vamos ter uma média de quanto cada trecho de trabalho medirá a partir do segundo dia de trabalho”, explica Gustavo.

 

Obra começa por trechos de trânsito mais intenso 

Para impedir maiores transtornos no trânsito, as obras se iniciaram pelos trechos de tráfego mais intenso. Segundo a Saneago, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA) acompanha de perto a evolução da implantação e faz o planejamento diário das ruas que vão ser interditadas para divulgar à população.

Os trechos que vão causar mais transtornos no trânsito serão as valas abertas na Avenida Rio Verde entre os cruzamentos com a Avenida Nova Era até o cruzamento com a Alameda Santos Dumont, onde se localiza um cartório conhecido na região. 

A Saneago ressalta que a Avenida Rio verde não será completamente interditada em nenhum dos trechos durante a execução dos trabalhos.

 

Veja Também