Infrações de trânsito crescem 10%

O excesso de velocidade é a infração de trânsito mais cometida no Estado

Postado em: 11-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Infrações de trânsito crescem 10%
O excesso de velocidade é a infração de trânsito mais cometida no Estado

Isabela Martins

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), as multas aumentaram 10,17% em 2018, saindo de 919 mil para 1,01 milhão. O excesso de velocidade é a infração de trânsito mais cometida no Estado, 55%. Dos condutores flagrados no ano passado, 1,53 milhão trafegava em velocidade até 20% acima do limite da via, 315,78 mil em velocidade de 20 a 50% acima do limite, e 53,53 mil acima de 50% do estabelecido. 

Continua após a publicidade

Para o especialista em trânsito e Coordenador em Infraestrutura de Transporte do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Edésio Lopes, o problema para o aumento das infrações é a falta de educação dos motoristas no trânsito. “O motorista só pensa nele quando está no carro e isso prejudica muito. Nisso, o Estado tende a atuar nesse quesito que é de punir o motorista para que ele sinta no bolso e, consequentemente, evite alguma coisa que é contra a lei, alguma conduta que pode trazer risco para ele ou para terceiros”.

O levantamento considera todas as notificações feitas por todos os agentes autuadores, como Polícia Militar e Federal, Detran e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). O especialista explica que é necessário conscientizar os condutores. “Precisa mostrar aos nossos condutores que eles se conscientizem que andar em alta velocidade vai prejudicar ele e a outras pessoas. Se não a gente vai continuar punindo e não vai resolver o problema”.

Quanto mais rápido mais grave

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um aumento de 5% na velocidade média amplia em cerca de 10% os acidentes envolvendo lesões e de 20% a 30% as colisões fatais. O risco de um pedestre ser atingido por um carro a menos de 50 km/h e morrer é de 20%. Porém, a chance de letalidade sobe para 60% se a pessoa for atropelada a 80 km/h. A multa por excesso de velocidade varia de R$ 130,16 a R$ 880,41, dependendo da velocidade. 

 Motorista com CNH cassada pode fazer reciclagem on-line

Motoristas em Goiás que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada ou suspensa podem recuperar o direito de dirigir. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) autorizou o IBACBRASIL- Cursos de Trânsito a realizar curso de reciclagem online para condutores. 

Conforme dados do próprio Detran, 11.588 motoristas habilitados no Estado estão com mais de 20 pontos na carteira pelo acúmulo de infrações cometidas nos últimos 12 meses. Na legislação, a reciclagem é obrigatória. 

O curso pode ser concluído em um prazo que varia de três a 45 dias, e o pagamento é facilitado em até oito parcelas. Para fazê-lo, basta ir a sede do Detran ou a uma unidade do Vapt Vupt e entregar a CNH suspensa ou cassada. Em seguida fazer a matrícula no site. A metodologia de realização dos cursos e a tecnologia de educação à distância (EaD) do IBACBRASIL- Cursos foram, analisadas e aprovadas pelo Detran.

Facilidades

O interessado pode realizar o curso de reciclagem onde quiser, sendo possível estudar no computador, celular ou tablet, com o material disponível 24 horas por dia. A apresentação do conteúdo é feita por meio de textos, imagens, animações e vídeos legendados, além de exercícios simulados. (Isabela Martins é estagiária do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)  

Veja Também