Feirantes e prefeitura fecham acordo

Expositores da Feira Hippie que antes ficariam na Avenida Independência, serão transferidos para espaço destinado ao canteiro de obras do BRT

Postado em: 11-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Feirantes e prefeitura fecham acordo
Expositores da Feira Hippie que antes ficariam na Avenida Independência, serão transferidos para espaço destinado ao canteiro de obras do BRT

Jefferson Santos

Em assembleia geral realizada na manhã de ontem (10), os feirantes da Feira Hippie decidiram aceitar a nova proposta feita pela Prefeitura de Goiânia, a qual designa um novo local para realização da feira no período de obras da revitalização da Praça do Trabalhador, no Setor Norte Ferroviário. O pedido dos feirantes era o de ficar em uma parte da Avenida Independência, porém, de acordo com o Secretário de Trânsito da Capital, Fernando Santana, o pedido era inviável de ser atendido, visto que isso impactaria bastante no trânsito da região. A atual proposta, que foi aceita ontem, transfere os feirantes que ficariam na Avenida Independência para o espaço destino ao canteiro de obras do BRT, local que fica próximo à saída sul do terminal rodoviário. 

Continua após a publicidade

O restante permanece como está. A viela da Rua 44, sentido rodoviária/Centro até a Avenida Independência, ficará interditada. “Tivemos seis propostas que foram apresentadas aos feirantes e a todos os envolvidos no processo e chegamos a essa definição. Entendemos que a Feira Hippie precisa estar próxima a região da 44 e concluímos que ela será alocada da viela da 44, no sentido Norte/Sul, estará ocupando parte do canteiro da obra que foi cedido pela Seinfra [Secretaria de Infraestrutura], que está colaborando para essa solução, e também na 66-A, aquela rua que é paralela a Independência. Essa foi a opção melhor encontrada. Tenho certeza que esse processo irá transcorrer com tranquilidade”, ressaltou o secretário, Fernando Santana. 

Obras de revitalização 

A obra de revitalização da Praça do Trabalhador prevê a instalação de um novo sistema de drenagem para evitar alagamentos, bem como a construção de três banheiros públicos e de um posto da Guarda Municipal. Será instalado ainda piso tátil nas calçadas. Estas terão declividade mínima para atender melhor a mobilidade de cadeirantes e pedestres. 

“Essa obra é um investimento que será de R$ 6,8 mi, em uma área de quase 50 mil m². Teremos, além da praça revitalizada, um estacionamento para ônibus, e 1.005 vagas de estacionamento para veículos, além de um prédio da administração”, complementou o secretário de obras, Dolzonan Mattos.

BRT e Leste-Oeste

Dolzonan reforçou ainda que paralelamente às obras de revitalização, a prefeitura dará sequência às obras do BRT e da Leste-Oeste, ambas já licitadas. “Já temos a ordem de serviço para que depois não tenha que remover o pessoal para executar novas obras. É uma ação que estamos fazendo para causar o menor tumulto e desconforto para os ocupantes e feirantes”, disse o secretário. 

Feirantes comemoram acordo  

Após aprovação em assembleia, os feirantes comemoram a decisão. De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, Valdivino da Silva, a forma que a prefeitura apresentou a proposta foi aceita por eles de forma unânime. “Da forma que foi colocada, depois de sete tentativas, a última foi decidida em assembleia, nosso intuito é não sair da Região da 44, não podíamos ficar um pouco ali e um pouco em outro lugar, agora ficaremos todos no mesmo local”, comentou. 

Para o feirante Toninho Magalhães era essencial ter a reforma. “Os feirantes estavam pedindo. A questão complicada era a transição até quando fazer a reforma. Fico feliz de terem chegado ao consenso e agora é só aguardar”, disse. 

Outra feirante, que não quis se identificar, alegou que tem medo da prefeitura não cumprir com o combinado. “Eles podem falar só para aliviar o momento, espero que cumpram, mas confesso que tenho medo de daqui a um mês ou dois a prefeitura voltar atrás na decisão”, alegou. (Jefferson Santos é estagiário do jornal O Hoje) 

 

Veja Também