Citybus 2.0 completa 120 dias de atuação com aumento de 51% de passageiros transportados

Número de viagens agregadas aumentaram 56%, reforçando o conceito coletivo do serviço

Postado em: 13-06-2019 às 14h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Citybus 2.0 completa 120 dias de atuação com aumento de 51% de passageiros transportados
Número de viagens agregadas aumentaram 56%, reforçando o conceito coletivo do serviço

Da Redação

Em quatro meses de atuação em fase de testes, o CityBus 2.0 continua a conquistar novos usuários, ter avaliações positivas e pensar em novas soluções que proporcionem ainda mais melhorias ao serviço, como a instalação de tomadas e USB para carregamento de celular, que começou no início de junho. Desde o seu lançamento, em 11 de fevereiro, o serviço já registrou 35 mil usuários cadastrados nas plataformas iOS e Android, e um crescimento total de 117% desde a sua primeira semana.

Continua após a publicidade

O maior incremento foi de abril para maio, com o aumento de 51% de passageiros transportados. “Implementamos uma série de ações voltadas a precificação nesses dois meses, o que acreditamos ter sido muito positivo e fundamental para a consolidação do serviço. Fizemos ainda uma promoção inédita para serviços públicos de transporte coletivo, o member get member, um desconto por indicação. Consolidamos um crescimento médio de 13% por semana”, avalia o diretor de transportes da HP Transportes, Hugo Santana.

Outro ponto positivo é o índice de viagens agregadas, que consistem em viagens com mais de uma solicitação. Esses deslocamentos tiveram aumento de 56%, o que reforça a proposta inicial do serviço, que é incentivar as pessoas que fazem o uso do transporte individual a aderirem ao modo coletivo, contribuindo, assim, para a redução do número de carros em circulação na região onde o Citybus 2.0 opera. Com 15 miniônibus rodando, o projeto hoje já consegue retirar cerca de 700 carros das ruas diariamente.

Melhorias

Desde a primeira semana de junho, os miniônibus estão recebendo tomadas e carregadores de celular, uma comodidade a mais ao usuário. “Hoje, pela vida corrida, todos querem ou têm a necessidade de estarem sempre conectados, por isso pensamos em oferecer mais essa conveniência aos passageiros”, explica o diretor de transportes, acrescentando que até o final de junho, todos os veículos terão o item.

Outro grande investimento durante a fase de testes do CityBus 2.0 foi na segurança. Os miniônibus foram equipados com três câmeras cada um, que passaram a garantir mais segurança a seus clientes, motoristas e, também, possibilitar a melhoria contínua do serviço. As câmeras são conectadas à central de monitoramento da HP Transportes. Assim como no transporte público coletivo convencional, é possível tanto ao motorista quanto ao usuário denunciar qualquer ação suspeita, por meio do whatsapp: (62) 98591-8952.

“Além de frota com revisão em concessionária Mercedes-Benz e motoristas profissionais treinados e contratados pela HP Transportes, esse foi mais um investimento que fizemos para contribuir para a segurança dentro dos veículos do CityBus 2.0. Em 120 dias de funcionamento, não tivemos nenhuma ocorrência”, explica Indiara Ferreira, diretora executiva da HP Transportes.

Resposta aos usuários

Desde a implantação, a área de Inteligência de Mercado da HP Transportes tem aproveitado feedbacks de clientes nas redes sociais e de motoristas para entender quais os pontos de melhoria do serviço. A própria funcionalidade do serviço tem sido uma grande dúvida, explica Santana. “Falar de transporte público coletivo sob demanda é um grande desafio. Por isso, nesses primeiros meses da fase de testes temos investido na divulgação de vídeos interativos nas redes sociais, e informações em panfletagens e diversos meios publicitários, para que a informação se espalhe por toda a região do centro expandido”.

Em 100% das interações nas redes sociais, os usuários tem sido respondidos, com um tempo médio de resposta de até 7 horas. Para Hugo Santana, as sugestões e feedbacks são fundamentais para ajustes e melhorias operacionais nessa fase de testes. “Estamos trabalhando para ajustar o que for necessário. Temos muito cuidado em personalizar o CityBus 2.0 para o goianiense, e a participação deles têm sido muito importante com feedbacks pelo APP e pelas redes sociais CityBusBR no Facebook, Instagram e Twitter”, comenta, ressaltando que, entre os principais pedidos nas redes sociais, estão a expansão da área de atuação do serviço para novos bairros.

Avaliação positiva

Com a melhoria de rotas e aperfeiçoamento constante de possíveis falhas, a avaliação do serviço continua com nota de 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza dos miniônibus e rotas e paradas do trajeto. “Acreditamos que esta satisfação do usuário tem se revertido em indicação do serviço a amigos e parentes, o que também tem contribuído para o aumento da demanda”, conclui o diretor de transportes.

O tempo médio de atendimento da solicitação da viagem até o embarque é de 9,5 minutos.  A Via, empresa de tecnologia parceira do CityBus 2.0 que opera em mais 50 cidades no mundo, avalia como um sucesso a implantação do serviço em Goiânia. Comparando com outras cidades do primeiro mundo, o CityBus 2.0 tem um ótimo desempenho quando se fala em tempo de espera. “Finalizamos o quarto mês de fase de teste comemorando a adesão dos goianienses que fizeram o uso do serviço”, comenta Santana, adiantando que a HP Transportes está avaliando uma nova área de expansão para até o final do mês de agosto. 

Veja Também