Incêndio em escola pode ter sido criminoso

Após incêndio que ocorreu na madrugada, aulas foram suspensas

Postado em: 20-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio em escola pode ter sido criminoso
Após incêndio que ocorreu na madrugada, aulas foram suspensas

Isabela Martins 

Uma escola ficou destruída depois de uma explosão, em Aparecida de Goiânia. O incêndio ocorreu na madrugada de quarta-feira (19) na Escola Municipal Olentino Xavier da Costa, no Setor Serra Dourada 3ª Etapa. Algumas salas ficaram totalmente destruídas, ninguém se feriu. As aulas foram suspensas na unidade.

A secretária de Educação Valéria Pettersen, acredita que o incêndio possa ter sido criminoso. “Nós achamos que foi vandalismo. Dois adolescentes tentaram pular o muro da escola e eles chamaram a policia, e na madrugada aconteceu o incidente”. Segundo ela, na segunda-feira (17) o registro e mangueira foram trocados após reclamações de vazamento pelos funcionários. “Lá tem três botijões e nenhum explodiu. Se fosse o gás tinha explodido, porque tem uma encanação, e nela teria uma pressão que sairia ao menos do lugar”, relata.

Continua após a publicidade

De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMG) Thiago Rodrigues, o pavilhão da cozinha, onde também ficam a área administrativa da unidade foi completamente danificado. “Ainda vai ser feita a perícia, porém acreditamos que houve um acumulo de gás e pode ter gerado uma centelha que provavelmente causou o incêndio”. Segundo ele, será feito perícia pela Defesa Civil de Aparecida de Goiânia para determinar o que realmente causou o incêndio. 

Tentativa de invasão

Por meio de nota, a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia, informou que foi aberto um boletim de ocorrência na Polícia Civil para averiguar as causas do acidente, pois segundo foram informados, na tarde da terça-feira (18) duas pessoas tentaram entrar na unidade. Na explosão foram atingidos a cozinha, cinco salas de aula, a biblioteca, sala de computação, secretaria e diretoria, além do hall de entrada.

Local interditado 

Segundo a nota, equipes técnicas da defesa civil e de manutenção estiveram na unidade para realizar avaliação dos danos na estrutura da unidade que atende 526 alunos do 1ª ao 5ª ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e noturno. De acordo com a secretária, as manutenções de botijões e mangueiras de gás estavam em dia, tendo a troca das mangueiras sido feita na última semana. 

As férias dos alunos que teriam início no dia 28 de junho foram antecipadas. O período de recesso escolar será utilizado para realização de manutenção e de reforma da estrutura da unidade.  De acordo com a secretária, o prefeito da cidade Gustavo Mendanha, secretários e engenheiros estão fazendo um processo emergencial para conseguir retornar as aulas em agosto. “Nós vamos mudar os materiais para os blocos de sala que não foram danificados para podermos organizar, porque tem conselho de classe para fechar, mas somente com funcionário”.

Conforme contou a secretária, os adolescentes que tentaram invadir a escola não são conhecidos pelos funcionários. As imagens das câmeras de segurança foram entregues a Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia. (Isabela Martins é estagiária do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

 

Veja Também