Católicos celebram o Corpus Christi

Foram confeccionados tapetes coloridos na Praça Cívica, como é tradição

Postado em: 21-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Católicos celebram o Corpus Christi
Foram confeccionados tapetes coloridos na Praça Cívica, como é tradição

Wagner Dantas

Especial para O Hoje

Fiéis participaram no início da noite de ontem da Missa de Corpus Christi, na Praça Cívica, em Goiânia. As celebrações religiosas tiveram início às 17h. Por volta das 19h os participantes seguiram em procissão pelo anel interno da Praça. Os fiéis caminharam pelos tapetes na procissão, 10 mil velas foram distribuídas para o espetáculo. A organização estima que 25 mil pessoas participaram das celebrações missa nesta quinta. 

Continua após a publicidade

Foi celebrado também o dia Eucarístico, que é a representação do corpo e sangue de Jesus Cristo, através do Vinho e da hóstia (pão). Corpus Christi é uma expressão originária do latim que significa, literalmente, “corpo de Cristo”.

O evento não possui data fixa no calendário, sendo comemorado, 60 dias após a celebração da Páscoa, que é realizada sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do carnaval. Também é contado antes, no 50º dia subsequente à Páscoa, é celebrada a Pentecoste, que registra a descida do Espírito Santo sob os apóstolos de Cristo.

O Corpus Christi é celebrado pelos católicos na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Na data, a participação na missa é obrigatória para os católicos.

“Corpus Christi é para nós a centralidade da nossa fé. Cremos que ali está verdadeiramente o Senhor Jesus, porque ele mesmo nos garantiu, pelas suas palavras: ‘Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue’”, afirma Dom Moacir Silva Arante, bispo auxiliar de Goiânia.

Tapetes tradicionais

Mais cedo jovens representantes de 43 paróquias iniciaram as confecções dos tapetes tradicionais no anel da praça interna. Cada paróquia ficou responsável para fazer 20 metros do caminho, sendo cada tapete 2 x 2 metros. 

Os fies confeccionaram os tapetes essenciais para a missa, eles são feitos com serragem de madeira e areia atingidas. São desenhos que representam aos símbolos da Eucaristia.

Para o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, a solenidade é momento para os fieis celebrarem a fé e testemunhar a comunhão.  “Uma celebração única também quer manifestar que nós nos esforçamos para estar juntos, unidos a Cristo e aos irmãos”.

O tapete tem uma representatividade da tradição histórica, remetendo o recebimento de Jesus quando entrou em Jerusalém, com as ruas enfeitadas e também com os ramos. “A procissão manifesta o desejo que nós temos acompanhar Jesus pelo caminho”, afirmou o bispo. 

Marcha para Jesus

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participou na tarde de ontem da Marcha Para Jesus, evento evangélico realizado na Zona Norte de São Paulo. Esta é a primeira vez que um presidente da República participa da marcha, que está em sua 27ª edição. O evento combinou caminhada, shows e apresentações de pastores evangélicos. Segundo os organizadores, 3 milhões de pessoas participaram da Marcha Para Jesus.

A bispa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, agradeceu a presença do presidente: “Pela primeira vez na presidência do Brasil se ouviu o nome de Deus acima de todos”. Ela também ressaltou o fato de Bolsonaro ter levado a mulher Michele para discursar no dia da posse, em 1º de janeiro. O apóstolo Estevam Hernandes, também da Renascer, destacou a presença de Bolsonaro na Marcha. 

Veja Também