Procon Goiás constata variação de até 190% nos preços de produtos de camping e pesca

Para apuração desse aumento médio geral, por segmento e individuais, o órgão considerou os preços médios praticados no levantamento realizado em julho de 2018 com os preços médios praticados atualmente

Postado em: 04-07-2019 às 09h40
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Procon Goiás constata variação de até 190% nos preços de produtos de camping e pesca
Para apuração desse aumento médio geral, por segmento e individuais, o órgão considerou os preços médios praticados no levantamento realizado em julho de 2018 com os preços médios praticados atualmente

Jefferson Santos

Julho é o mês de férias, época mais esperada pelos amantes da prática de camping e pesca. É durante este período que aumenta a procura nas lojas de materiais especializados, pensando nisso o Procon Goiás visitou, desde o dia 25 de junho até 03 de julho, cerca de oito lojas especializadas. Foram coletados os preços de 78 itens como barracas, colchões infláveis, lanternas, repelentes, fogareiros, anzóis, linhas, varas, etc. 

Para apuração desse aumento médio geral, por segmento e individuais, o órgão considerou os preços médios praticados no levantamento realizado em julho de 2018 com os preços médios praticados atualmente.

Continua após a publicidade

Por segmento, os principais aumentos foram:

5,48% nas caixas e garrafas térmicas

5,21% nas barracas

3,48% nos colchões infláveis

Já as principais reduções por segmento foram:

-6,66% nas linhas de pesca

-5,16% nas lanternas

-4,72% nos repelentes

-3,70% nos anzóis

-2,76% nos fogareiros. 

Maior variação foi na linha de pesca

Foi identificada variação de 190% na linha para pesca de 120 m de 0,35 mm da marca Araty. O menor preço verificado foi de R$ 5,00 e o maior R$ 14,50. 

Orientações gerais

O Procon passou algumas orientações as consumidores, leia: 

Além da velha dica de pesquisar os preços, fique atento e procure aproveitar as promoções comuns nesta época do ano. Faças as compras com calma e sem pressa, pois como esses produtos não são tabelados, a compra sem os devidos cuidados pode representar grande prejuízo no bolso.

Além da pesquisa de preços, procure também, se possível, fracionar a compra entre os estabelecimentos visitados que a economia será ainda maior.

Evite ainda comprar produtos sem procedência (mercado informal) e que não emitem nota fiscal. O preço, muitas vezes, pode até ser mais vantajoso, mas o prejuízo pode vir na quantidade e principalmente na qualidade do produto e não dará a garantia necessária para a segurança na utilização.

O relatório da pesquisa pode ser acessado clicando aqui

O relatório da planilha de preços pode ser acessado clicando aqui

Veja Também