Aos 209 anos, Campinas é referência comercial

Aniversariando, o bairro é visto como referência no comércio e considerado um dos mais importantes da Capital

Postado em: 06-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aos 209 anos, Campinas  é referência comercial
Aniversariando, o bairro é visto como referência no comércio e considerado um dos mais importantes da Capital

Higor Santana

“Campinas é uma pequena cidade dentro de Goiânia”. Assim é considerado pelos lojistas, o setor, bairro responsável por cerca de 74% da arrecadação de impostos da Capital. Completando 209 anos de existência na próxima segunda, o setor é reconhecido como um dos mais importantes polos comerciais do país, e à medida que o tempo foi passando a região se desenvolveu muito. Prova disso é o trânsito da região, que é considerado como um dos mais intensos da cidade.

Com quase 11 mil habitantes, o bairro é um local de um intenso fluxo de pessoas e veículos, por conta do comércio, concentrado ao longo da Avenida 24 de Outubro, da Avenida Anhanguera e das adjacências destas. Para o lojista Sandro Hernane, Campinas é um excelente polo comercial. “Tenho loja há 26 anos aqui. O bairro de Campinas tem uma coisa engraçada que é ter os clientes fiéis. Tenho clientes que compram aqui há muito tempo e acabaram se tornando amigos. Considero um lugar muito bom para trabalhar e morar, porque tudo é bem próximo. Eu costumo dizer que por conta do fluxo muito grande de pessoas e comércio, Campinas é uma pequena cidade dentro de Goiânia”, explica Sandro.

Continua após a publicidade

O setor já foi considerado um município do Estado. No entanto, quando surgiu a ideia de construir uma nova capital, a região acabou sendo integrada e perdeu a soberania de ser chamada de cidade. Mas nem por isso o Setor Campinas em Goiânia deixou de ser importante ou ficou menos relevante. Na Avenida 24 de Outubro estão os grandes varejistas de móveis, vestuário, calçados, unidades de saúde e instituições financeiras. Já a Avenida Castelo Branco é referência no país no ramo do agronegócio.

“Trabalho em uma loja aqui em Campinas há seis anos e nesse tempo pude perceber que aqui é um lugar que as pessoas se encontram. A gente que está aqui todo dia, vê gente de todos os jeitos, de todos os lugares e é gratificante. Eu gosto do que faço e de onde trabalho. Sei da importância que Campinas tem para Goiânia e penso que esse bairro deve ser sempre lembrado com importância que tem”, explica vendedor Alexandre Alves. (Higor Santana é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

 Mutirão comemora 209 anos do bairro

O prefeito Iris Rezende fará a transferência simbólica da sede do governo municipal para o setor Campinas, e abrirá o 23º Mutirão da Prefeitura de Goiânia na segunda-feira (8). A solenidade será às 8h, no parque Campininha das Flores, com presença do governador Ronaldo Caiado. As atividades vão beneficiar 25 bairros da região de Campinas, que recebe o mutirão pela quinta vez desde o início do atual governo. Serão oferecidos 120 serviços municipais nos setores de saúde, assistência social, cidadania, educação, finanças, orientações judiciais, emissão de documentos, entre outros.

Durante a semana, a prefeitura de Goiânia concentra ações em 25 bairros com serviços de varrição de vias, capina manual, limpeza de córregos e mananciais, poda de árvores, pintura de meios-fios, revitalização de praças, operação tapa-buracos, execução de bueiros, tratamento de erosões, limpeza e recuperação de bocas de lobo, roçagens manual e mecânica.

A prefeitura atua na região com as reformas do prédio da administração da Praça Campininha das flores, do coreto da Praça Joaquim Lucio, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila Santana.

Recentemente, o córrego Cascavel teve o fundo do canal totalmente recuperado, além de melhoramento do sistema de drenagem, contenção dos taludes, com a revegetação das margens para proporcionar maior estabilidade, limpeza dos bueiros e construção de bocas de lobo onde foi necessário.

História

Campinas surgiu no ano de 1810. Liderado por Joaquim Gomes da Silva Gerais, um grupo de desbravadores em busca de ouro no ribeirão Anicuns foi o primeiro a povoar a região. Em 1853, foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bom Fim, atual cidade de Silvânia.

Em 1907, ganhou a denominação de Vila e sete anos mais tarde, em 1914, alcançou a emancipação política tornando-se município brasileiro do estado de Goiás. Mas este status foi curto. Em 1933, a cidade foi escolhida pelo então governador, Pedro Ludovico Teixeira, para ser a base de apoio dos trabalhadores para a construção da nova capital. Em 1935, a Campininha das Flores foi definitivamente transformada em bairro goianiense.

  

Veja Também