Morte de moradores de rua aumenta cuidados com o frio

No último fim de semana dois moradores de rua morreram em Anápolis. Municípios intensificam ações sociais

Postado em: 10-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Morte de moradores de rua aumenta cuidados com o frio
No último fim de semana dois moradores de rua morreram em Anápolis. Municípios intensificam ações sociais

Saulo Humberto

Especial para O Hoje

O inverno começou com bastante intensidade em diversas cidades do Estado.  Entre elas, Anápolis, onde a alteração do tempo foi considerada um possível motivo pela morte de dois moradores de rua no último fim de semana, possibilidade não confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). Exames iniciais realizados constataram que a causa do falecimento não foi hipotermia e sim cirrose hepática e infarto.

Continua após a publicidade

Eles foram encontrados mortos no último fim de semana nos bairros JK e Maracanã. Os corpos estavam sem sinais de agressões e agasalhados. Porém, devido a baixa temperatura registrada na cidade no fim de semana – 7 graus – os médicos não haviam descartados a possibilidade de hipotermia. 

Ação Social

Muitos municípios goianos promovem ações sociais com o intuito de ajudar os moradores de rua com alimentos, roupas ou abrigos. Em Anápolis, desde 2017 já é realizada uma ação com alojamento no Ginásio Internacional Newton de Faria para que eles passem a noite, tomem banho e durmam com qualidade em colchões, lençóis, travesseiros e cobertores, além de receberem uma alimentação.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social do município, Eerizania Lobo, é importante também o apoio da população. “É muito importante toda a população abraçar a causa e ajudar no trabalho de conscientização, já que muitos desses moradores se recusam receber o atendimento por usar substâncias psicoativas”, afirma.

Em Rio Verde os moradores de rua também são assistidos pela prefeitura. Segundo a gestora do Crea da cidade, Aline Queiroz Barreto, no município eles ficam no albergue por três dias. “Se tomarem banho e comer, podem ir todos os dias”, diz.

Ela afirma que, além da prefeitura, a comunidade e a igreja têm ajudado os moradores de rua. Devido a isso, este ano não foi registrado nenhuma morte por causa do frio. Ela explica que no ano passado ocorreu uma morte, mas destaca que não foi devido ao tempo e sim briga com outro morador de rua.

Aline afirma que na cidade existem 101 moradores cadastrados e que a Associação Casa da Esperança (CAD), ligado à Igreja Santo Antônio de Pádua, e que já foi realizado doação de cobertores e agasalhos para eles.

Jataí

Em Jataí também não houve nenhum registro de morte de morador de rua, segundo a Assistente Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Soraya Rodrigues de Oliveira Pereira. Ela explica que na cidade existem casas de apoio que estão acolhendo estes moradores.

Segundo ela, o número de moradores de rua na cidade é baixo. “Há usuários de droga que ficam em situação de rua. Moradores de rua se têm 10, é muito”, afirma.

Tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a temperatura no Estado hoje tenha mínima de 8 e máxima de 34 graus, com umidade variando entre 25 e 90%.

Conforme o Instituto, Goiânia terá entre 12 e 28 graus, e umidade entre 30 e 80%.  Em Jataí, que registrou a menor temperatura do ano no Estado neste fim de semana, hoje a temperatura mínima chega a 8 e a máxima a 28 graus. 

 

Veja Também