Ministério da Saúde renova autorização para transplante de rins no HGG

Atualmente, o HGG ocupa a 10ª posição no ranking nacional em número de cirurgias, segundo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Foto: Governo de Goiás

Postado em: 10-07-2019 às 08h50
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério da Saúde renova autorização para transplante de rins no HGG
Atualmente, o HGG ocupa a 10ª posição no ranking nacional em número de cirurgias, segundo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Foto: Governo de Goiás

Da Redação

Com um histórico de 280 transplantes de rins realizados em pouco mais de dois anos, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em Goiânia, consegue a renovação da autorização pelo Ministério da Saúde (MS). O documento, a Portaria 750, de 11 de junho, possibilitará a consolidação da unidade, única da rede estadual habilitada para o procedimento, como a principal referência no transplante de rins em Goiás.

Atualmente, o HGG ocupa a 10ª posição no ranking nacional em número de cirurgias, segundo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Para comemorar a renovação, o hospital reunirá transplantados em uma solenidade nesta quarta-feira, dia 10,  às 11 horas,  no auditório Luiz Rassi. O evento contará com a presença do secretário de Saúde, Ismael Alexandrino e demais autoridades.

Continua após a publicidade

Para se ter uma ideia da importância do hospital na realização de transplantes em pacientes com problemas renais no cenário nacional, de acordo com o RBT, o HGG foi responsável por 31 dos 45 transplantes realizados no Estado  de janeiro a março deste ano (68%).

Já no mesmo período do ano passado, Goiás foi o Estado que teve maior crescimento no número de procedimentos no País, passando de 18 no primeiro trimestre de 2017 para os 37, uma alta de 100%. Deste total, o HGG realizou 29. Na comparação do mesmo período, entre 2018 e 2019, o aumento no atual governo foi de 21%.

Além disso, o hospital tem conseguido aumentar, ano a ano, o número de procedimentos realizados.  Nos meses de janeiro a maio deste ano, o HGG realizou 57 transplantes ante 50 registrados no mesmo período de 2018, um aumento de 14%. 

Veja Também