Temporada do Araguaia 2019 espera receber mais de 1,5 milhão de turistas

O Rio Araguaia, que banha sete cidades do Estado, é considerado um dos maiores patrimônios do país

Postado em: 13-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporada do Araguaia 2019 espera receber mais de 1,5 milhão de turistas
O Rio Araguaia, que banha sete cidades do Estado, é considerado um dos maiores patrimônios do país

Daniell Alves

Especial para O Hoje

A Temporada do Araguaia 2019 começou e a expectativa é receber mais de 1,5 milhão de turistas nas sete cidades banhadas pelo Rio Araguaia em Goiás. Além de patrimônio, o Rio é de extrema importância para a economia dos estados pelos quais passa, principalmente quando se trata do setor de turismo. O local, considerado um dos maiores patrimônios do país, atrai milhares de pessoas na temporada que acontece neste mês, momento em que água está na altura ideal para ser utilizada.

Continua após a publicidade

A estudante Amanda Carolina, de 21 anos, vai todos os anos a Aruanã, uma das cidades pela qual o rio passa, para aproveitar a programação oferecida. Ela afirma que o Rio Araguaia é o principal atrativo da cidade. “As pessoas vão lá para acampar, tomar banho no rio e curtir a vista. Esse movimento ajuda o comércio da cidade, que produz itens exclusivos para comercialização”, destaca a estudante.

De acordo com a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade de Goiás, Flávia Rabelo, no mês de julho, os dois restaurantes da rodovia de acesso ao Rio Araguaia ganham um impulso de 90% nas vendas. No Centro Histórico, as visitações aumentam, em média, 30%. “Os turistas passam por aqui [Cidade de Goiás] para usufruir da nossa rede de restaurantes. As pessoas que vêm de longe acabam procurando hospedagens também. O movimento contribui com a nossa economia, principalmente no retorno da temporada”, destaca ela.

“O Rio Araguaia é importante para todos os goianos, em especial para Cidade de Goiás, que faz parte da bacia do Rio Vermelho”, afirma Flávia. Segundo ela, há projetos na cidade para conscientização dos moradores e visitantes sobre a importância da preservação de um dos maiores patrimônios do país.

O dono de um acampamento, que funciona na beira do rio, em Aruanã, diz que o turismo em época de temporada movimenta toda a cadeia produtiva do município, além de gerar empregos à população. “É a principal atividade econômica nesta época, pois dá visibilidade à cidade e traz um dinheiro novo para ativar a economia local”, destaca Ricardo Trick. De acordo com ele, a segurança aos banhistas também está garantida, por meio das equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Praias acessíveis 

Os setes municípios banhados pelo Rio são: Aruanã, Aragarças, Britânia, Baliza, Nova Crixás, Mundo Novo e São Miguel do Araguaia. Este ano, cada um deles vai receber duas cadeiras especiais com tenda. O equipamento será utilizado no atendimento às pessoas com deficiência, que poderão desfrutar do Rio com segurança e conforto.

Preservação do patrimônio deve ser garantida 

Entre as ações lançadas para a preservação do rio e das espécies nativas está o projeto Quelônios do Araguaia e o projeto Araguaia Sustentável, realizado há 22 anos pelo RAN/ICMBIO. Desde 2014, a iniciativa conta com a parceria da Associação Ambientalista Antônio Alencar – 4A e participação de cerca de 100 universitários capacitados em curso prévio em Educação Ambiental. A proposta busca envolver os banhistas em boas práticas de turismo para a preservação e proteção do Rio Araguaia.

No caso do projeto Juntos pelo Araguaia, lançado em parceria com os governos de Goiás e Mato Grosso, o objetivo é promover ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região.

Com mais de 2,6 mil quilômetros de extensão, a bacia do rio se estende por mais de 350 mil quilômetros quadrados. O projeto prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios goianos e mato-grossenses que fazem parte da bacia hidrográfica. (Daniell Alves é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

 

Veja Também