Caminhada Ecológica chega à Aruanã

A 28ª edição teve como tema “Pelo Cerrado Somos Resistência”.

Postado em: 21-07-2019 às 16h38
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Caminhada Ecológica chega à Aruanã
A 28ª edição teve como tema “Pelo Cerrado Somos Resistência”.

Nielton Soares

A 28ª edição da Caminhada Ecológica encerrou em Aruanã, neste domingo (21). O tema deste ano foi “Pelo Cerrado Somos Resistência”. O ponto de partida foi a cidade de Trindade, no último dia 15, onde aconteceu uma missa para abençoar a equipe, que percorreu 310 quilômetros. Os atletas fizeram em média 60 quilômetros por dia.

No caminho, eles foram orientando as comunidades acerca dos hábitos saudáveis e proteção à natureza. O trajeto passou por Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz, até chegar às margens do Rio Araguaia.

Continua após a publicidade

Natural de Trindade, João Batista Pereira de Souza já participou em 26 das 28 edições. Ele foi escolhido para representar a turma na solenidade de hasteamento da bandeira no trevo de Aruanã.  Souza contou da experiência da caminhada: “passamos pelo Meia Ponte, por exemplo; ele está pedindo socorro”.

Segundo o grupo, o tema deste ano não é novidade, pois a Caminhada Ecológica já foi pensando como ser resistência para que o Cerrado tenha “fôlego diante da ação humana”. “Passo a passo, a Caminhada Ecológica deixou a sua marca positiva nessa luta pela sobrevivência de um dos biomas mais ricos do mundo”, afirma em comunicado por meio do site.

Começo de tudo

O movimento foi iniciado por seu Donca em 27 de julho de 1990. Atualmente, atrai atletas de todo o Estado para resistir a cinco dias de caminhada. O trajeto passa por 11 municípios e tem o objetivo de conscientizar a sociedade goiana para a preservação do meio ambiente.

 

Veja Também