Obras de mobilidade em reta final

Todas as obras de mobilidade urbana da cidade estão praticamente concluídas, garante prefeitura

Postado em: 22-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras de mobilidade em reta final
Todas as obras de mobilidade urbana da cidade estão praticamente concluídas, garante prefeitura

Daniell Alves

As obras de mobilidade urbana da Avenida Brasil, em Anápolis, serão entregues no aniversário do município, dia 31 de julho. Entre as intervenções realizadas está o desvio da rede de esgoto que passa pelo Viaduto Deocleciano Moreira Alves, na região central da cidade. Segundo a prefeitura de Anápolis, todas as obras ligadas à Avenida Brasil estão em fase de conclusão.

Esta é a ultima etapa do plano de mobilidade urbana da cidade. Já está sendo feita sinalização horizontal e vertical na via, bem como instalação de semáforos. A porção norte da via, chamada de Avenida Brasil Norte, já foi entregue à população, bem mais segura e com fluidez no tráfego. A porção sul, Avenida Brasil Sul, passa pelos últimos ajustes.

Continua após a publicidade

A rede de esgoto, que estava prevista desde o início das obras na Avenida, em 2015, não foi realizada pela gestão anterior, contrariando as recomendações da Saneago. Na época, a Companhia notificou oficialmente a prefeitura e a empresa, diversas vezes, sobre a necessidade de intervenção.

O secretário municipal interino de Obras e Serviços Urbanos, Igo dos Santos Nascimento, explica que uma parte da estrutura de sustentação do viaduto tinha sido construída em cima de um interceptor de esgoto, quando deveria ter sido realizado o desvio de encanamento. Por isso, a prefeitura precisou agir de imediato para evitar possíveis transtornos à população.

A gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, diz que remanejar redes de esgoto é comum, principalmente, no caso da construção de viadutos, mas o ideal é que seja feito antes do início das obras estruturais. “Em 2015, após o anúncio da construção deste viaduto, a Saneago solicitou o projeto de remanejamento das redes à prefeitura e alertou para que as obras não fossem iniciadas sem este planejamento”, conta Tânia. Mesmo assim, ela diz, a construção começou. 

Dinheiro público

O prefeito Roberto Naves destacou que o trabalho da gestão atual é orientado pela responsabilidade, tanto em relação aos cidadãos quanto ao dinheiro público. “Nosso objetivo é entregar obras com qualidade para a população, duráveis e que impactem positivamente a cidade”, afirma.

Trânsito no viaduto continua liberado

A intervenção não impacta o trânsito no viaduto Deocleciano Moreira, que permanece livre durante todo o período de obras. Agora, está fechada a Avenida Brasil Sul desde o cruzamento da Avenida Goiás, até a frente da sede da Prefeitura. A Avenida Goiás foi interrompida nos sentidos Centro-bairro e bairro-Centro.

Quem tem o costume de acessar o centro da cidade pelas vias interditadas, pode desviar para rotas alternativas pela avenida Fayad Hanna e rua Amazílio Lino Souza, além da rua Aluísio Crispim – paralela à rua Barão do Rio Branco, que também dá acesso à Avenida Senador José Lourenço dias, a Contorno. Quem está vindo no sentido oposto, sentido Centro-bairro, pode trafegar tanto pela rua Barão do Rio Branco, quanto pela Amazílio Lino e Fayad Hannah. (Daniell Alves é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)    

Veja Também