Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Modalidades esportivas Hiking e Trekking vêm conquistando os goianos

Homens e mulheres se encontram normalmente aos finais de semana para caminhadas em trilhas pelo Cerrado. Fonte: Divulgação.

Postado em: 21-07-2019 às 19h10
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Modalidades esportivas Hiking e Trekking vêm conquistando os goianos
Homens e mulheres se encontram normalmente aos finais de semana para caminhadas em trilhas pelo Cerrado. Fonte: Divulgação.

Nielton Soares

Os goianos encontraram nos esportes Hiking e Trekking (termo inglês que significa seguir um trilho ou percurso feito a pé) uma oportunidade para juntar a prática recreativa, a natureza e as amizades. Em Goiás já existem vários grupos que periodicamente exploram os parques, as unidades de preservação ecológica da fauna e flora e áreas de educação ambiental. 

A modalidade consiste de caminhada, podendo ser de curtas ou longas distâncias, que busca o contato direto com a natureza. Outro objetivo é apreciar também o local durante o percurso. Muitos são os fatores apontados para motivar essa galera, formada por homens e mulheres, a pratica desse esporte. Entre eles, o prazer do contato com o natural, a saúde e o bem estar. No Estado, onde predomina o Cerrado, os praticantes têm encontrado e apreciado vários recursos naturais, como cavernas, cachoeiras e rios. 

Continua após a publicidade

A prática aqui não é tão recente. Em 2008, surgiu o Grupo Goiás Trekking, pioneiro nessa modalidade esportiva. Seus idealizados foram os primeiros incentivadores e promotores da teoria e da prática do Trekking, Hiking, trilhas ecológicas temáticas e vivências na natureza. 

A partir daí, foram aumentando os adeptos e surgindo outros grupos. Atualmente, alguns deles contam com uniformes e se organizam pelo whatsapp e por páginas nas redes sociais. Um desses é o Grupo Soul Trekking, criado em 2016. Seu fundador, Ariston Jorge Meireles, conta que a prática do trekking vem, a cada dia, se popularizando mais e se envolvendo com a preservação ambiental. Outra turma conhecida pelos praticantes é o Grupo Pés do Cerrado, formado em 2017. 

Neste mesmo ano, em Aparecida de Goiânia surgiu o Grupo SOS Serra das Areias. Eles exploram por meio do esporte a região ambiental do município, assim também, do circunvizinho Aragoiânia. Bruno Barros da Silva, um dos coordenadores da equipe, diz que além da prática esportiva é feito um trabalho de recolher lixos pelo percurso e o “plantio de mudas em áreas degradadas”. A turma costuma se encontrar quinzenalmente aos finais de semana.   

Hiking

Por definição o Hiking é uma caminhada de curta duração, preferencialmente de poucas horas, e que necessariamente não envolve nenhuma atividade de camping ou pernoite. É uma caminhada do tipo “bate-e-volta”. Ele é muito comum em parques e assemelha-se muito a um passeio contemplativo com o determinado compromisso de voltar ao ponto inicial no mesmo dia.

Trekking

Já a prática do Trekking, o praticante precisa estar preparado, pois é necessário durante o percurso acampar, ou dormir fora de casa, podendo ser em refúgios, albergues ou mesmo abrigos. Geralmente essa modalidade consiste em uma travessia de um local para outro. Por se tratar de uma atividade física exigente é necessário muito preparo. 

 

Veja Também