Goiânia terá aplicativo para estacionamento em Área Azul

Os motoristas poderão acessar o sistema rotativo pelo celular. Além disso, a prefeitura prevê ainda a expansão para 11 mil vagas nas regiões comerciais.

Postado em: 23-07-2019 às 18h03
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá aplicativo para estacionamento em Área Azul
Os motoristas poderão acessar o sistema rotativo pelo celular. Além disso, a prefeitura prevê ainda a expansão para 11 mil vagas nas regiões comerciais.

Nielton Soares

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) irá implantar o aplicativo de Estacionamento Rotativo Eletrônico Pago – Área Azul em Goiânia. O assunto foi discutido em audiência pública realizada nesta terça-feira (23). A reunião aconteceu no auditório da Acieg e contou com a participação de representantes de empresas privadas e de organizações da sociedade civil, da comunidade acadêmica e vereadores.

A nova ferramenta tem como objetivo facilitar e ampliar a ofertar de vagas de estacionamento na cidade. Assim também, o monitoramento que será informatizado via sistema denominado de Solução de Estacionamento Digital (SED). Atualmente, Goiânia conta com 3.600 vagas de Área Azul, sendo 1700 no Setor Central e 1900 em Campinas. Atualmente, todas são controladas pelo sistema de cartões impressos. 

Continua após a publicidade

Inicialmente, com a implantação do aplicativo, a previsão é aumentar a ofertar de vagas de estacionamento para 11 mil, contemplando as regiões de comercio mais intenso. Uma segunda fase será chegar a 30 mil vagas, quando a Área Azul passar a ser cobrada também nas ruas comerciais dos setores: Recanto do Bosque, Vila Finsocial, Jardim Nova Esperança, Residencial Eldorado, Setor Novo Horizonte, Setor Marechal Rondon, Setor Centro Oeste, Coimbra, Bueno, Oeste, Marista, Aeroporto, Sul, Pedro Ludovico, Jardim Goiás, Alto da Glória, Água Branca, Leste Universitário, Vila Nova, Norte Ferroviário.

A informatização do controle de vagas de estacionamento também está sendo planejada por outras capitais brasileiras. Percebe-se que a tecnologia tem permitido que as cidades se tornem mais “inteligentes” e conectadas. No caso do trânsito, a expectativa é que os meios digitais auxiliem na rotatividade e proporcionem melhorias tanto para o comércio quando para seus frequentadores. Outro aspecto é a mobilidade e a oportunidade para que uma parcela maior de indivíduos possa utilizar o estacionamento de rua. 

Aplicativo

O aplicativo Solução de Estacionamento Digital estará disponível para as pessoas baixarem no celular por meio dos sistemas IOS e Android. Após baixar, o usuário terá que cadastrar o seu veículo. A ferramenta aceita a indicação de uma ou mais placas. Já vendas de cartões de Área Azul devem continuar ocorrendo no comércio local. Os terminais de venda e os monitores de fiscalização de área serão outras opções aos motoristas.  

Veja Também