Coleta de recicláveis é a 3ª melhor do país

Levantamento da Associação de Empresas de Limpeza (Abrelpe) mostra que Goiânia recicla 5,7% dos resíduos produzidos

Postado em: 24-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Coleta de recicláveis é a 3ª melhor do país
Levantamento da Associação de Empresas de Limpeza (Abrelpe) mostra que Goiânia recicla 5,7% dos resíduos produzidos

Daniell Alves

A coleta do lixo reciclável de Goiânia está entre as três melhores do Brasil. Segundo ranking divulgado por um jornal de circulação nacional, por meio do levantamento da Associação de Empresas de Limpeza (Abrelpe), a Capital recicla 5,7% dos resíduos produzidos. Por uma pequena margem, perde apenas para Florianópolis (SC) e Palmas (TO), ambas com 6%. O resultado é fruto do programa Goiânia Seletiva, implantado em 2008. 

Equipes vão de casa em casa em busca de materiais que possam ser reciclados e doados às cooperativas. A preservação do meio ambiente na cidade associa-se com a inclusão social ao oferecer inúmeras oportunidades a trabalhadores que queiram atuar no setor. “Como no mutirão, este é um trabalho feito a muitas mãos”, afirmou o prefeito Iris Rezende numa referência às atividades dos catadores de materiais que atuam em cooperativas.

Continua após a publicidade

Em fevereiro deste ano, o programa foi inaugurado em três novos centros de triagem para materiais recicláveis. A iniciativa foi consolidada graças à parceria entre prefeitura de Goiânia, 15ª promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Central de Trabalhadores dos Catadores de Materiais Recicláveis (Uniforte), Universidade Federal de Goiás (UFG) e cooperativas do setor.

Neste mês, o prefeito Iris Rezende assinou permissão de uso de área à Seleta Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, no residencial Paulo Estrela. A organização conta com 20 famílias que atuam desde 2008 no Jardim Novo Mundo e, com o novo galpão, vai contemplar 50 famílias. “A prefeitura é parceira das entidades. Vamos incentivar para que cresçam, ajudem a criar empregos e a deixar a cidade mais limpa”, ressalta Iris.

Projeto Cata-treco

Outra iniciativa que contribui com a reciclagem na Capital é o projeto Cata-treco, integrado ao programa Goiânia Coleta Seletiva. O projeto tem um serviço exclusivo e gratuito para recolher e facilitar descarte de móveis como sofá, fogão, televisão ou colchão. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) contribui com o serviço, buscando os materiais que serão dispensados.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo do Cata-treco é evitar que estes materiais sejam descartados de forma indevida em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos. O descarte em qualquer ambiente pode gerar inúmeros transtornos como poluição do ambiente e proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Todo material recolhido é repassado às 15 cooperativas cadastradas no programa, beneficiando diversas famílias. Os materiais não reaproveitados são encaminhados para o aterro sanitário.

Também foi implantado pela Prefeitura no Jardim Guanabara II um Ecoponto para que a população deposite pequenos volumes de resíduos de construção civil, poda de árvores, móveis, recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e pneus. A unidade foi construída pela Comurg com objetivo de contribuir com a coleta seletiva e com a limpeza da cidade. (Daniell Alves é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também