Acordo com caminhoneiros deve ser fechado nos próximos dias

Proposta envolve ajuste no piso mínimo do frete de transporte de carga. Foto: Agência Brasil

Postado em: 25-07-2019 às 08h30
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Acordo com caminhoneiros deve ser fechado nos próximos dias
Proposta envolve ajuste no piso mínimo do frete de transporte de carga. Foto: Agência Brasil

Da Redação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse ontem (24) que um acordo com os caminhoneiros deve ser fechado nos próximos dias. A proposta envolve a realização de “acordos coletivos” entre a categoria e transportadoras e embarcadores para resolver uma das principais reivindicações dos caminhoneiros, um ajuste no piso mínimo de frete de transporte rodoviário de cargas para prever a possibilidade de lucro para os caminhoneiros autônomos. As reuniões estão marcadas para ocorrer de segunda (5)  a quarta-feira (7). A ideia é fazer uma espécie de acordo coletivo entre os segmentos.

Pela proposta em negociação, alguns itens seriam revistos na tabela para incluir custos, que de acordo com os caminhoneiros não foram considerados. Na outra ponta, os representantes do segmento fariam um acordo sobre o percentual de remuneração a ser aplicado no cálculo do frete.

Continua após a publicidade

Resolução suspensa

No final de semana, os caminhoneiros demonstraram descontentamento com a metodologia aplicada na resolução da ANTT, elaborada em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), sobre o piso mínimo de frete. Com a suspensão das novas regras, a ANTT determinou que ficam valendo as regras anteriores, aprovadas em 2018, até nova decisão da agência reguladora.

*Com informações da Agência Brasil

Veja Também