Rio Meia Ponte atinge nível crítico e alerta população

Goiânia e região Metropolitana vão enfrentar crise no abastecimento de água e o uso deverá ser prioritário e racionado

Postado em: 30-07-2019 às 18h15
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Rio Meia Ponte atinge nível crítico e alerta população
Goiânia e região Metropolitana vão enfrentar crise no abastecimento de água e o uso deverá ser prioritário e racionado

Nielton Soares

O Rio Meia Ponte, que abastece Goiânia e região Metropolitana, saiu do nível de alerta para o nível crítico 1. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás), isso significa que ações devem ser tomadas para garantir o uso prioritário e o abastecimento de água para as áreas urbanas e rurais. O monitoramente foi realizado entre os dias 15 e 21 de julho.

Para amenizar a situação, a Semad propõe medidas emergências. Entre elas, reduzir a quantidade de água que deve ser deixada no leito do rio, após o ponto de captação da Saneago, intensificar as campanhas de uso racional da água e divulgar a situação crítica do setor hídrico à sociedade. Além disso, realizar reuniões de mobilização, orientação, fiscalização e enfrentamento da crise com os usuários, tendo base o Plano de Racionamento de uso da água.

Continua após a publicidade

O alerta é que a população deve colaborar com a economia de água e, na zona rural, os proprietários precisam estar atentos aos níveis que lhe foram outorgados. Já os usuários sem outorgas poderão sofrer sanções ao captar água irregular. Os índices de vazão do Meia Ponte podem ser acompanhados diariamente via internet (http://crisehidrica.meioambiente.go.gov.br/).

 

Veja Também