Seu animal de estimação morreu. E agora?

Ao detectar um animal morto nas ruas o cidadão pode acionar imediatamente a Comurg para o recolhimento e descarte correto do animal. Neste caso não é cobrada nenhuma taxa. Foto: Pixabay

Postado em: 01-08-2019 às 09h50
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Seu animal de estimação morreu. E agora?
Ao detectar um animal morto nas ruas o cidadão pode acionar imediatamente a Comurg para o recolhimento e descarte correto do animal. Neste caso não é cobrada nenhuma taxa. Foto: Pixabay

Aline Bouhid

As pessoas nem sempre sabem o que fazer quando seus animais de estimação morrem. A Companhia de Urbanização (Comurg) mantém o serviço de recolhimento de animais mortos na Capital. Só neste ano, mais de 240 ordens de serviços já foram atendidas. A maioria dos animais são de pequeno porte, como cães e gatos. O objetivo do município é evitar o descarte incorreto em terrenos baldios, boca de lobo ou ao longo de ruas, avenidas e córregos. De acordo com informações do órgão, o serviço de coleta é rápido e acontece em até duas horas depois da ligação. Para aos animais de grande porte, uma pá mecânica e um caminhão são usados para realizar a remoção e transporte dos bichos. 

Para solicitar o recolhimento de algum animal morto em via pública é simples: só entrar em contato por meio do telefone 3524-3414, ou pelo aplicativo de whatsapp 62 98596-8555. Já a coleta de animal morto em residência particular, a Companhia faz o recolhimento mediante a cobrança de uma taxa de R$ 3,74 por quilo, sendo que o peso mínimo tem como base 10 quilos. A solicitação deve ser feita pelos mesmos telefones. Por determinação legal, a coleta e destinação final de animais mortos é de responsabilidade do dono.

Continua após a publicidade

Caso o munícipe decida levar a carcaça diretamente ao aterro sanitário, ele não paga a taxa. Essa é uma determinação regulamentada pela Resolução nº020/2016-DR que trata da normatização para a disposição de resíduos no aterro sanitário de Goiânia. O serviço de recolhimento, armazenamento e transporte de animais mortos requer cuidados especiais. A Comurg conta com uma equipe composta por um motorista e um coletor, que utiliza um veículo dublô e equipamentos apropriados, como luvas, máscara de proteção e sacos plásticos. Após os procedimentos legais, o animal morto, seja de pequeno ou grande porte, é descartado numa área apropriada do aterro sanitário de Goiânia. O descarte de animal morto em local impróprio é ilegal. Se flagrado, o contribuinte poderá ser multado.  

* Com informações da Prefeitura de Goiânia

Veja Também