Mais de 600 vias devem ser reconstruídas em Goiânia

Ruas e avenidas terão a pavimentação asfáltica restauradas

Postado em: 02-08-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 600 vias devem ser reconstruídas em Goiânia
Ruas e avenidas terão a pavimentação asfáltica restauradas

Daniell Alves*

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), vai reconstruir a pavimentação asfáltica de pelo menos 628 ruas de Goiânia. Foi publicado no Diário Oficial na última quarta-feira (31) aviso de licitação com objetivo de contratar empresa para executar as obras de restauração e reconstrução das ruas na Capital.

O processo licitatório atende ao programa da Prefeitura de recuperar a pavimentação asfáltica de 630 km de ruas – 628 ruas e avenidas, que correspondem a 7.412.758,73 m² –, em todas as regiões da cidade. Estes locais sofrem com aparecimento de buracos, principalmente no período de chuva, e com o desgaste próprio do tempo de vida do pavimento. Segundo a prefeitura, a medida vai fornecer solução definitiva para os problemas e melhorar o tráfego de veículos na cidade.

Continua após a publicidade

De acordo com o prefeito Iris Rezende, a empreitada será para substituir a pavimentação asfáltica antiga, que já não responde mais às operações de tapar os buracos existentes na maioria das vias. “Temos que dar respostas rápidas para as urgências do município”, afirma. Sobre o crédito para realização da obra, ele lembra que “a Caixa é detentora da conta da Prefeitura de Goiânia e, portanto, sabe o que o município tem e o que pode financeiramente”.

Ele ressalta, também, que o conjunto das intervenções de recapeamento terá impacto positivo para o conjunto da população ao favorecer a mobilidade urbana, diminuir o número de acidentes e garantir mais conforto para moradores que usam ônibus e veículos particulares.

Trânsito mais seguro

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, reconstruir as vias será um dos grandes desafios da gestão, pois significa mudar a pavimentação asfáltica em todas as regiões.

“Goiânia possui ruas asfaltadas há mais de 60 anos, cuja vida útil já se esvaiu, e outras que já estão tomadas por buracos, onde realizamos operação diariamente, o que acaba sendo oneroso para a administração. Com a reconstrução das vias, teremos praticamente outra malha viária na Capital, que promoverá um trânsito mais seguro e, indiretamente, trará mais economia ao motorista, porque a fluidez e a mobilidade serão muito maiores”, destaca ele.

A restauração das vias de Goiânia também vai gerar empregos, acredita o secretário. “São 630 km a serem reconstruídos, certamente centenas de ofertas de emprego serão geradas com essa empreitada, contribuindo com o desenvolvimento não só de Goiânia, como do Estado também.”

Obra

Com investimento de R$ 400 milhões, a obra será dividia em quatro lotes, que compreendem todas as regiões de Goiânia. O serviço inclui a supervisão e sinalização das vias. Segundo a Prefeitura, a execução da obra deverá ser de acordo com as normas, especificações e métodos da ABNT (aprovados, recomendados ou projetados) e, ainda, com uso de materiais de qualidade, modelo, marca e tipo aprovados pela SEINFRA.

Conforme explica o edital, publicado no site da Prefeitura, a empresa vencedora da licitação deverá começar a execução 72 horas, após a ordem de serviço. O prazo para conclusão é de 24 meses. 

(*Daniell Alves é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também