Circulação de veículos é liberada após abertura de rotatória em Aparecida de Goiânia

Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida, com as intervenções, a rotatória deu lugar a um cruzamento que interliga as Avenidas São Paulo, 4ª Radial, Rio Verde e Transbrasiliana

Postado em: 03-08-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Circulação de veículos é liberada após abertura de rotatória em Aparecida de Goiânia
Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida, com as intervenções, a rotatória deu lugar a um cruzamento que interliga as Avenidas São Paulo, 4ª Radial, Rio Verde e Transbrasiliana

Higor Santana

Foi liberado o tráfego de veículos onde antes havia uma rotatória próxima ao Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, na Vila Brasília. Realizadas em parcerias entre as prefeituras de Goiânia e de Aparecida, a obra deve dar maior fluidez ao trânsito naquela região entre as duas cidades. 

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida, com as intervenções, a rotatória deu lugar a um cruzamento que interliga as Avenidas São Paulo, 4ª Radial, Rio Verde e Transbrasiliana. Segundo a pasta, no local foram implantados semáforos de dois tempos que irão auxiliar a organização do tráfego de veículos, melhorando a mobilidade urbana para milhares de condutores que trafegam diariamente na região.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário de Trânsito Transporte e Mobilidade de Goiânia (SMT), Fernando Santana, a prefeitura de Goiânia está fazendo obras importantes na Capital e, a abertura dessa rotatória faz parte do esforço conjunto com a prefeitura de Aparecida para a melhoria da mobilidade urbana da Região Metropolitana. “As intervenções são feitas com muito critério, estudo técnico e da forma mais coerente possível, com o objetivo de beneficiar a sociedade como um todo”, explica.

O secretário executivo de Mobilidade de Aparecida, Avelino Marinho, acredita que com a inauguração no viaduto no cruzamento da Avenida São Paulo com Avenida Rudá no mês passado, e agora com a liberação deste cruzamento, o tráfego de veículos em toda essa região terá maior fluidez. “Nosso objetivo é eliminar os grandes congestionamentos nesses pontos, sobretudo, nos horários de pico”, aponta o secretário.

Engenharia

Segundo a prefeitura, o cruzamento em formato de cruz foi planejado pela equipe de engenharia da SMT de Goiânia e as obras foram realizadas em uma parceira que envolveu as pastas de Trânsito e Infraestrutura dos dois municípios. O secretário executivo de Aparecida, Avelino, acredita que o novo formato deve beneficiar condutores das duas cidades, reduzindo ainda o tempo de viagem de diversas linhas do transporte coletivo que trafegam pela região. 

“Desenvolvemos esse projeto porque a rotatória já não suportava a grande quantidade de veículos naquele local. Com abertura do cruzamento, iremos melhorar a mobilidade na divisa entre as duas cidades”, conclui.

Trânsito

De acordo com a SMT, com a abertura do cruzamento, o trânsito no local teve pequenas mudanças. O condutor que estiver na Avenida 4ª Radial com direção à BR-153 irá virar à direita na Avenida Transbrasiliana, fazer o retorno e seguir com destino a rodovia.

Quem trafega pela Avenida Rio Verde com destino à Avenida Transbrasiliana terá que virar à direita na Avenida São Paulo, fazer o retorno, passar pelo cruzamento e seguir em frente. Nos demais sentidos, o tráfego de veículos será mantido, respeitando os semáforos implantados no cruzamento.

 

Viaduto da Avenida São Paulo beneficia motoristas 

No mês passado, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia finalizou as obras do viaduto Vereador João Antônio Borges, na Vila Brasília. Localizada no cruzamento das avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós, a construção do viaduto deve beneficiar mais de 100 mil pessoas. A intenção, segundo o prefeito Gustavo Mendanha, é dar mais fluidez ao trânsito na região, que recebe mais de 50 mil carros diariamente, de acordo com a prefeitura.

No local, foi realizado o rebaixamento da Avenida São Paulo, eliminando os semáforos tanto para os motoristas que seguem no sentido BR-153 quanto para quem dirige sentido Avenida 4ª Radial. Orçada em R$ 13,1 milhões, a construção teve parte das obras entregues em dezembro de 2018, mas as obras tiveram que ser interrompidas devido às chuvas, segundo o secretário de infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Mário Vilela.  (Higor Santana é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

 

Veja Também