PC Goiás prende quadrilha de tráfico internacional

Investigação aponta que quadrilha usava aviões pequenos para trazer drogas da Bolívia, Peru e Colômbia para o Estado. De Goiás, os entorpecentes iriam para países da Europa.

Postado em: 09-08-2019 às 11h15
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: PC Goiás prende quadrilha de tráfico internacional
Investigação aponta que quadrilha usava aviões pequenos para trazer drogas da Bolívia, Peru e Colômbia para o Estado. De Goiás, os entorpecentes iriam para países da Europa.

Aline Bouhid

Hoje (9), a Polícia Civil por meio do Grupo Antissequestro (GAS) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), apresenta o resultado da Operacão Icarus. Investigação aponta que quadrilha usava aviões pequenos para trazer drogas da Bolívia, Peru e Colômbia para o Estado. De Goiás, os entorpecentes iriam para países da Europa. Entre os seis presos na operação, que apreendeu aviões, um helicóptero e mais de R$ 500 mil em dinheiro, pelo menos dois são da alta sociedade goianiense e se apresentavam como empresários.

Com o desaparecimento do piloto Bruce Lee Carvalho dos Santos, em dezembro do ano passado, as investigações começaram.  A polícia descobriu que ele fazia parte de uma grande organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e lavagem de capitais. A organização cooptava pilotos de aeronaves para realizarem voos com o propósito de buscar drogas em países vizinhos, principalmente Bolívia, Colômbia e Peru.

Continua após a publicidade

A PC explica que esses voos são extremamente arriscados, com aeronaves modificadas para o aumento de autonomia, reabastecidas durante o voo através de galões de combustível, voando extremamente baixo para fugir do controle aéreo. A droga era trazida via Estado do Pará com destino a Goiás, na já conhecida “rota caipira” do tráfico de drogas. Os membros da organização, comandada por um holandês radicado no Brasil, viviam uma vida de luxo, ostentando viagens para Dubai, Ilhas Maldivas, carros de luxo, vivendo em condomínios fechados, etc.

Ao todo, a Polícia Civil de Goiás cumpriu 20 mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas nos estados de Goiás, São Paulo e Pará. Uma está foragida. Foram apreendidos 11 veículos (5 em São Paulo, 5 em Goiânia e 1 no Pará). A Deic também apreendeu 571 mil reais, dentre os quais 77 mil dólares, dois jatos executivos e um helicóptero, além de um jetski. Uma das aeronaves foi apreendida em Sorocaba, interior paulista, já o outro jato e o helicóptero foram apreendidos em Goiânia. Os policiais civis também apreenderam 8 relógios Rolex e 5 Hublot.

Relação dos presos

Gilberto Alves Rocha Junior, 27 anos – preso em Santana de Parnaíba (SP)

Dennis Petronella Marcel Gerardus, 40 anos – preso em Santana de Parnaíba (SP)

Renan dos Santos Barbosa, 30 anos – preso em Goiânia (GO)

Rulyo Feitosa Barbosa, 24 anos – preso em São Félix do Xingu (PA)

Ismael Victor Silva Santos, 27 anos – preso em Goiânia (GO)

Hollarys Nunes Neiva, 35 anos – preso em Goiânia (GO)

Leandro Tavares Marinho, 32 anos – foragido 

Veja Também