Uma quase centenária

Capital de fé dos goianos, o município chega aos 99 anos com desenvolvimento em áreas fundamentais como as de lazer, infraestrutura e saúde

Postado em: 31-08-2019 às 16h12
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma quase centenária
Capital de fé dos goianos, o município chega aos 99 anos com desenvolvimento em áreas fundamentais como as de lazer, infraestrutura e saúde

Daniell Alves

Com pouco mais de 100 mil habitantes, o município de Trindade comemora neste fim de semana seu aniversário de 99 anos. Ao longo desta semana a prefeitura do município fez diversas inaugurações em alguns pontos da cidade para beneficiar e atender às necessidades da população. Nas últimas décadas, Trindade vem se desenvolvendo, gradativamente, em áreas fundamentais como as de lazer, saúde e infraestrutura.

Neste sábado, em comemoração ao aniversário da cidade, a Praça da Matriz recebe o desfile cívico e militar às 8h30. Às 10h30 o prefeito do município, Jânio Darrot entrega a revitalização do Mercado Municipal. A programação ainda conta com uma série de shows na Avenida Manoel Monteiro e contará com apresentação da dupla Edy Brito e Samuel.

Continua após a publicidade

Entre as inaugurações feitas nesta semana estão: Academia de Saúde na Região Leste, pavimentação asfáltica do Setor Bandeirantes, pavimentação asfáltica, rede de água e praça do Setor Laguna Park e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Nascido em Trindade, Rodrigo Bueno, 21 anos, define a população trindadense como um povo acolhedor e simpatizante. A cidade deixou de ser só mais uma entre centenas e começou a ser reconhecida, principalmente por seus pontos turísticos. “Hoje temos dois parques que são referência para o convívio familiar. São lugares ideais para estar com a família, praticar atividades físicas ou até mesmo fazer uma pescaria”, destaca ele.

Segundo o trindadense, a população tem visto, ao longo dos últimos anos, benefícios nas áreas de lazer, saúde e infraestrutura. “Em cada cantinho, você vê as unidades básicas de saúde reformadas, em funcionamento, ruas sendo asfaltadas, recapeadas, praças sendo entregues. Estamos vivendo um momento de transformação”, conta.

Geração de empregos

O polo industrial Maria Monteiro é uma das apostas da prefeitura de Trindade para levar desenvolvimento e geração de empregos. Foi inaugurada recentemente uma fábrica de metal no local. A empresa é uma das seis que se encontra em funcionamento na região. Com o polo, a expectativa é de que sejam geradas mais de três mil vagas de emprego para os moradores de Trindade. Nos próximos anos, de acordo com o prefeito Jânio Darrot, um total de 51 empresas deve se instalar no polo industrial, elevando a renda dos que vivem por lá.

“Realizamos todos os esforços para estruturar um espaço capaz de atrair investimentos que são fundamentais para que os moradores de Trindade possam, cada vez mais, trabalhar na própria cidade, sem necessidade de deslocamento para outros centros”, pontuou o prefeito durante a solenidade de inauguração no último mês.

De acordo com a prefeitura da cidade, a presença de indústrias em Trindade vai estimular a cadeia produtiva do município, consequentemente, aumentando a renda das famílias de Trindade. O funcionário do Distrito Industrial que antes ia até Goiânia consumir, por exemplo, vai agora ficar em Trindade. As fábricas também buscarão as matérias primas, fazendo com que o capital fique dentro do município, propiciando uma maior qualidade de vida para os moradores.

Segundo a moradora Aparecida Rodrigues, a população tem acompanhado o crescimento da cidade no que se refere ao comércio e moradias. “Pensando pelo lado de comércio é bom porque são novas oportunidades de emprego para a população daqui”, conta ela.

Novo cartão postal

Além disso, a cidade deve receber, em 2020, um novo cartão postal para chamar de seu. Trata-se do Parque dos Romeiros – área de lazer com quase nove mil metros quadrados, que será construída às margens da GO-060. 

As obras do cartão postal serão executadas por meio de uma parceria pública privada, com previsão de início para outubro.  A projeção é que esteja pronta em maio de 2020 para que a área de lazer já possa ser utilizada na Romaria do Pai do Eterno, que acontece durante as comemorações do centenário do município.

Saúde e infraestrutura

Morador do bairro São Barcelos, Murilo Costa, de 22 anos, conta que o município vem se desenvolvendo gradativamente. Como, por exemplo, com a construção de unidades de saúde em regiões mais afastadas do Centro. “A instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor, beneficiou muito os moradores daqui, porque não precisamos mais nos deslocar em situações emergenciais”, afirma ele.

Também há investimento por parte da prefeitura na pavimentação asfáltica da região, como aponta a estudante Gabriela Ribeiro, de 20 anos, moradora do bairro Rio Vermelho. “Quase todas as ruas estão asfaltadas”, afirma. No geral, ela acredita que o município está sendo bem administrado.

Regularização de moradias

Além disso, no município, já foram beneficiadas mais de 915 famílias com escrituras do Programa Casa Legal, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O prefeito Jânio Darrot quer terminar o mandato com 100% do município regularizado. A parceria com a Agehab deve cumprir esse objetivo, afirma ele.

Festa de Trindade 

A Romaria do Divino Pai Eterno, que aconteceu em junho deste ano, recebeu mais de três milhões visitantes. O crescimento foi de 20% em comparação com o ano passado. As informações foram repassadas pela Sala de Gestão Integrada (GSI). No setor econômico, estima-se que foram cerca de R$ 30 milhões destinados à economia local. Atualmente, a Romaria do Divino Pai Eterno é considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo.

Segundo o prefeito, o resultado da romaria 2019 foi positivo. Ele destacou o trabalho realizado em conjunto entre prefeitura de Trindade, governo de Goiás, igreja católica, polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Trabalhamos incansavelmente para que cada romeiro que veio até a nossa cidade pudesse se sentir acolhido, como se estivesse em sua casa”, afirmou ao fazer um balanço da festa. (Daniell Alves é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

 

Veja Também