Obras na Marginal Botafogo alteram o trânsito na Avenida Jamel Cecílio

Prefeitura de Goiânia orienta, a partir desta segunda-feira (02), motoristas e usuários sobre as novas rotas e pontos de paradas de ônibus.

Postado em: 02-09-2019 às 11h30
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras na Marginal Botafogo alteram o trânsito na Avenida Jamel Cecílio
Prefeitura de Goiânia orienta, a partir desta segunda-feira (02), motoristas e usuários sobre as novas rotas e pontos de paradas de ônibus.

Eduardo Marques

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), assinou na manhã desta segunda-feira (02) a ordem de serviço para prolongamento da Marginal Botafogo no traçado entre as Avenidas Jamel Cecílio e Segunda Radial no Setor Pedro Ludovico. Executada com recursos próprios, a obra está orçada em cerca de R$ 13 milhões e a previsão é que seja concluída em sete meses.

Além da construção da pista na margem lateral direita do córrego Botafogo, com cerca de 1km de extensão, o projeto de prolongamento da via engloba serviços de drenagem e recomposição do leito e canalização do córrego, e a construção das pontes da Avenida 2ª Radial, que incluem alças de acesso à avenida. Também serão executadas obras visando à conclusão da ponte da Rua 1018, que liga o Setor Pedro Ludovico à Vila São João e Jardim Goiás.

Continua após a publicidade

Além do prolongamento da Marginal Botafogo, a região vai receber também outra intervenção no trânsito. No cruzamento está prevista a construção de um complexo viário que inclui três elementos diferentes de engenharia, nos mesmos moldes do cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63: o elevado, o viaduto em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas. De acordo com a Prefeitura, essa obra vai durar aproximadamente 15 meses e o conjunto será inaugurado quando tudo estiver concluído. 

A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo. Sobre o viaduto será erguido um monumento, representando simbolicamente o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca de um violão.

Com essa intervenção, a Prefeitura de Goiânia promete dar maior fluidez ao tráfego de veículos para a Jamel Cecílio e para a Marginal Botafogo e maior acesso a essas duas vias para quem está na Leopoldo de Bulhões, eliminando o semáforo de três tempos no cruzamento. “Neste caso, a Marginal Botafogo vai realmente funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência semafórica”, disse o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos.

Já quem desce a Alameda Leopoldo de Bulhões terá acesso à direita, na Jamel Cecílio, ou à esquerda, para o Setor Sul. Para isso, basta fazer o contorno da rotatória e seguir ou retornar à própria Alameda. O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT)  já projetou cinco opções de desvios para atender o bloqueio que será implantado no cruzamento da Avenida Jamel Cecílio com Alameda Leopoldo de Bulhões para execução das obras da Marginal Botofago. A pasta implantará toda sinalização horizontal, vertical e orientativa na região visando garantir a mobilidade com segurança no sistema viário. A partir desta segunda-feira (02) a RedeMob também já estará treinando os motoristas e usuários sobre as novas rotas e pontos de paradas de ônibus.

Segundo o Chefe do Executivo Municipal, a obra visa valorizar a região e facilitar o tráfego de trânsito. “Nós ficamos praticamente dois anos regularizando a situação financeira da Prefeitura, como todas as obras paralisadas. Após esse momento, colocamos ordem na casa e hoje e iniciando muitas obras que a população estava na expecativa que conclúísse, e essa é uma das delas, de forma que vamos valorizar a região e dar fluidez ao trânsito. Em 17 meses que nos restam de gestão, vamos fazer o correspondente a 5 anos de mandato”, frisa o prefeito Iris Rezende. 

Completando a justificativa das obras que tem realizado em Goiânia, Iris Rezende salientou que devido o crescimento da cidade, ela necessita de intervenções. “Goiânia é uma cidade que cresce muito e está exigindo uma permanentemente dos administradores infraestrutura. A população goianiense experimenta esse crescimento e a administração tem que estar atenta a isso para atender os anseios dela e não permitir que as pessoas se decepcionem”, afirmou.

Confira as principais mudanças no trânsito da região:

Sentido Sul/Norte

1. Acesso à Marginal Botafogo: Alameda Leopoldo de Bulhões x 1018 → Rua 1018 → Rua 109 → Avenida E → Avenida A (2,9Km).

2. Acesso ao Centro: Alameda Leopoldo de Bulhões → Alameda Mário Caiado → Avenida Areião → Rua 90 → Rua 115 → Rua 88 (2 ,7Km).

Sentido Norte/Sul

1. Acesso BR-153: Marginal Botafogo → Rua PL-3 → Rua PL-8 → Avenida Botafogo → Rua 1018 → Rua 109 → Av.  Dep. Jamel Cecílio (1,8Km).

2. Acesso ao Terminal Isidória: Marginal Botafogo → Rua PL-3 → Rua PL-8 → Av. Botafogo → Alameda Leopoldo de Bulhões (0,4Km)

Sentido Oeste/Leste

1. Acesso à BR-153: Jamel Cecílio → Rua PL-8 → Avenida Botafogo → Rua 1018 → Rua 109 → Avenida Jamel Cecílio (2,9Km) 

 

Veja Também