TCE-GO deve acatar decisão do TJ-GO e afastar procurador que descumpriu regras de concurso

Caso ocorreu há 20 anos. Ação que corre na justiça desde 1999, afirma que Fernando Carneiro, na referida época, não teria registro na OAB. Foto:

Postado em: 04-09-2019 às 10h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: TCE-GO deve acatar decisão do TJ-GO e afastar procurador que descumpriu regras de concurso
Caso ocorreu há 20 anos. Ação que corre na justiça desde 1999, afirma que Fernando Carneiro, na referida época, não teria registro na OAB. Foto:

Jorge Borges

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO) decidiu por 3 votos a 0, pelo afastamento do procurador de contas Fernando dos Santos Carneiro, devido à irregularidades presentes no concurso realizado pelo TCE-GO há 20 anos. O processo corre desde 1999. Foi na referida seleção que Carneiro  conseguiu o cargo de procurador.

Fernando dos Santos Carneiro prestou concurso há 20 anos, mas teria descumprido regras ao prestar concurso (ele não teria registro na OAB, por exemplo). Por isso a Justiça considerou como irregular sua entrada no TCE e decidiu afastá-lo. O presidente do tribunal foi intimado para cumprir a decisão judicial.

Continua após a publicidade

A ação foi movida, na época, por um filho de conselheiro aposentado do TCE-GO, Eurico Barbosa Santos Filho, que disputou uma vaga no Órgão. Apesar de duas decisões desfavoráveis, ele recorreu e, em 2014 e tanto a direção do tribunal quanto os aprovados foram intimados. O então presidente na época, Edson Ferrari, pela anulação da concorrência e da posse de Carneiro. 

Agora, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Celmar Rech, deverá dar cumprimento ao acórdão pelo afastamento do procurador de contas Fernando dos Santos Carneiro. Fernando, atualmente, é o único dos aprovados daquele concurso ainda atuando. Os demais procuradores de Contas que passaram na prova pediram exoneração. O procurador afastado deve recorrer da decisão judicial.

 Se eu, vitalício e concursado há quase 20 anos, estou sendo exonerado, o que o Poder Judiciário goiano irá fazer com as centenas de servidores sem concurso do TJ-GO e do TCE-GO?

Veja Também