Livro infantil com ilustração de beijo gay é cassado por prefeitura
O prefeito do Rio de Janeiro postou um vídeo em suas redes sociais determinando que os organizadores do evento recolhessem as obras.
Da Redação
Um livro com histórias em quadrinhos deu o que falar no Rio de Janeiro essa semana por haver no enredo e ilustração um beijo entre personagens do sexo masculino. Nesta quinta-feira (7), o prefeito da cidade carioca, Marcelo Crivella, gravou um vídeo e postou em suas redes sociais determinando que os organizadores do evento recolhessem as obras expostas para a venda alegando ser conteúdo impróprio para menores de idade.
Já na manhã de hoje (6) todos os livros do romance “Vingadores, a cruzada das crianças” foram vendidos. O material se esgotou em todos os pontos de vendas da cidade, antes mesmo das 10 horas da manhã, de acordo com organização da feira.
Em nota, a direção da Bienal afirmou que não iria recolher os exemplares e que atenderia todos os públicos, dando voz “sem distinção, como deve ser uma democracia”. Na manhã dessa sexta-feira fiscais da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio foram à loja para lacrar os livros considerados impróprios.
A prefeitura se manifestou por meio de nota dizendo que tomou a atitude em virtude do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. “A legislação determina que publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes sejam comercializadas com lacre (embaladas em plástico ou material semelhante), com a devida advertência de classificação indicativa de seu conteúdo”, diz a nota.
O prefeito do Rio de Janeiro, disse no vídeo publicado em suas redes sociais que obras do tipo devem ser lacradas. “Livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo”, disse Crivella no vídeo.