Fogo queima 16 mil hectares do Parque das Emas

Houve um aumento nos focos de incêndio de 22,4%, em relação ao ano passado, em Goiás

Postado em: 07-09-2019 às 14h28
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Fogo queima 16 mil hectares do Parque das Emas
Houve um aumento nos focos de incêndio de 22,4%, em relação ao ano passado, em Goiás

Da Redação 

Um incêndio consumiu uma área que equivale a mais de 22 mil campos de futebol, no Parque Nacional das Emas, no sudoeste do estado. Dos 132 mil hectares, 16 foram queimadas. As chamas se iniciaram no último domingo, 1, e foram controladas na terça, 3, mas no outro dia o fogo voltou a reascender. 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Mineiros, major Ronaldo Rodrigues Pimentel disse que o fogo teve início através de raios e afirmou que é comum isso acontecer antes das chuvas no Cerrado, no entanto, dessa vez não veio a chuva, por isso se desenrolou em um incêndio. “Antes da chuva, normalmente tem descarga atmosférica, que pode resultar em incêndio”, explicou. 

Continua após a publicidade

O chefe da unidade, Marcos da Silva Cunha, disse que naturalmente é aceitável que as chamas queimem até 30 mil hectares ao longo do ano, e que isso de uma vez só é preocupante, segundo Marcos os brigadistas trabalham para conter o fogo natural para que não queimasse toda ‘quota’ anual.

Ainda há focos em áreas isoladas, apesar do incêndio ter sido controlado. Ele lembra ainda que a última vez que isso aconteceu foi em 2015, quando queimou de uma vez só, 15 mil hectares do Parque. 

Até agora houve um aumento nos focos de incêndio de 22,4%, em relação ao ano passado. Em 2018 houve 786 registros, sendo que em 2019 já chegou a 962, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inep). 

Previsão do tempo 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu estado de alerta para 102 cidades de Goiás, depois de ser registrado a menos umidade relativa do ar este ano, de 8%. 

Para esse fim de semana, a previsão está para mínima de 15°C e máxima de 32° C, neste sábado, 7. E no domingo a máxima vai ser em torno de 33°C e mínima de 15°C. A temperatura volta a subir na segunda-feira, 9, com máxima de 34°C e terça, 10, está previsto para chegar a 36°C.  

Veja Também