Assembleia presta homenagem aos 85 anos da AGI

Assembleia promove sessão especial hoje(10), a partir das 19h30, em celebração à Associação Goiana de Imprensa. Foto: Alego

Postado em: 10-09-2019 às 10h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Assembleia presta homenagem aos 85 anos da AGI
Assembleia promove sessão especial hoje(10), a partir das 19h30, em celebração à Associação Goiana de Imprensa. Foto: Alego

Da Redação

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza nesta terça-feira, às 19h30, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial em homenagem aos 85 anos da Associação Goiana de Imprensa (AGI). A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), em reconhecimento aos serviços prestados pela AGI no desenvolvimento do Estado de Goiás, notadamente na área da comunicação. A Alego vai entregar Certificado de Honra ao Mérito Legislativo a 74 profissionais da imprensa goiana.

Presidente da AGI, o jornalista Valterli Guedes agradeceu a iniciativa de Virmondes Cruvinel, aprovada por unanimidade dos 41 deputados dessa 19ª Legislatura. “Vamos homenagear, inclusive, membros do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás, que tem caminhado lado a lado com a AGI, desde a sua fundação, sobretudo em sua tradicional realização do Político do Ano”, disse Valterli em entrevista à Agência Assembleia de Notícias.

Continua após a publicidade

História

Em 1934, mais precisamente no dia 10 de setembro, na cidade de Goiás, era fundada a Associação Goiana de Imprensa (AGI). “Trata-se de uma data histórica, especialmente para a área de comunicação do Estado de Goiás, por isso merece ser comemorada com muita motivação”, diz o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que propôs sessão especial para a noite desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para festejar os 85 anos da AGI.

“A história da AGI se confunde com a história de Goiás”, acrescenta o parlamentar, para quem a imprensa se transformou no chamado quarto poder, ganhando espaços no centro de decisões do Estado, sobretudo pela defesa de temas importantes para a sociedade organizada. “Imprensa livre é o primeiro requisito para uma democracia forte”, enfatiza Virmondes Cruvinel.

Entre os fundadores da AGI aparecem o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, além de intelectuais e incentivadores da imprensa livre, aos exemplos de Jaime Câmara, Alfredo Nasser, Albatênio Caiado de Godoy, Vasco dos Reis Gonçalves, Agnelo Arlington Fleury Curado, Zoroastro Artiaga, Abdalla Samaha, Benjamim da Luz Vieira, Goyaz do Couto, Mário Mendes da Costa, Claro Augusto de Godoy, João Monteiro, Ignácio Xavier da Silva, Octávio Artiaga e Batista Custódio.

 

Veja Também