Aeroporto de Goiânia será internacionalizado

A internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva já deve ser uma realidade a partir do próximo mês - Foto: Wesley Costa

Postado em: 28-09-2019 às 06h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Aeroporto de Goiânia será internacionalizado
A internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva já deve ser uma realidade a partir do próximo mês - Foto: Wesley Costa

Daniell Alves

Com capacidade para atender 6,3 milhões de passageiros, o Aeroporto Santa Genoveva de Goiânia caminha para ter voos internacionais. A previsão é de que a assinatura do termo que efetive a internacionalização do aeroporto seja feita no próximo mês. Faltam ainda resolver algumas questões pontuais que serão analisadas pela Receita Federal.

A mudança de perfil do aeroporto depende da anuência de quatro órgãos: Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Anvisa e Receita Federal. Três dos órgãos anuentes já se manifestaram, faltando apenas a Receita Federal avaliar alguns itens. Segundo informa o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, a avaliação deve durar 10 dias.

Continua após a publicidade

Após isso, o processo será encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para avaliação final e expedição de portaria permitindo o início de voos internacionais, tanto para pousos como decolagens. “O governador Ronaldo Caiado determinou que a SIC cuidasse de todo esse processo. Foi o que fizemos assim que fui nomeado secretário. E agora estamos bem próximos de anunciar que Goiás, finalmente, terá um aeroporto com voos internacionais”, disse Wilder.

O estudante Liniker Rafael, de 25 anos, vai aos Estados Unidos uma vez a cada dois anos, sempre nas férias. De Goiânia até lá ele ainda precisa fazer algumas conexões em outros aeroportos internacionais do país, como o de Brasília ou São Paulo. Com a internacionalização do Santa Genoveva, ele acredita que vai gerar uma economia para o bolso dos passageiros. “Seria uma economia enorme com o tempo gasto em escalas longas. Quando fazemos um voo internacional, temos conexões nos aeroportos e a espera é de, no mínimo, duas horas”, conta ele.

Empresas aéreas

Goiânia será a 31ª cidade no Brasil a contar com um aeroporto internacional. Algumas empresas aéreas já fizeram contato em busca de informações para usar o Santa Genoveva para voos internacionais. A expectativa é de aumento do faturamento na unidade, já que o custo da tarifa de um voo doméstico no Brasil é R$ 32,95 e de um voo internacional é de 118,06.

Wilder Morais diz que a parte mais complicada do processo já se encerrou. O secretário informa ainda que vai convidar o presidente Jair Bolsonaro para vir a Goiânia participar do processo de assinatura do termo que oficializa a internacionalização do aeroporto.

Em nota ao Jornal O Hoje, a Infraero esclarece que “o terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia, desde que foi inaugurado, já conta com infraestrutura necessária para receber operações internacionais”. No entanto, para processar voos de/para o exterior, o aeroporto depende da autorização de diversos órgãos governamentais, o que já tem sido feito nos últimos dias.

Ainda segundo a Infraero, estes órgãos que vão indicar a necessidade ou não de adequações físicas no terminal e de fluxo de pessoas, necessárias ao recebimento das operações internacionais. “Atualmente, tais demandas encontram-se em processo de análise”, informa. 

Movimentação no aeroporto

O Santa Genoveva movimentou mais de três milhões de passageiros e 5.757.988 kg de cargas. A empresa atende em média 10 mil pessoas por dia em dois pavimentos e conta com 971 vagas no estacionamento. Operam na Capital as companhias Azul, Gol, Latam e a Passaredo. A Avianca também operava no terminal.

Em comparação ao Aeroporto Internacional de Brasília, o Santa Genoveva consegue atender apenas 1/3 dos passageiros. No ano passado, passaram pelo aeroporto de Brasília mais de 17,8 milhões de passageiros. Somente neste ano foram em torno de 10 milhões de pessoas.

Fortalecimento ao turismo

A internacionalização do Aeroporto deve fortalecer, também, a área do turismo no Estado. Goiás tem inúmeras atrações turísticas, como as águas termais de Caldas Novas, seus inúmeros parques ambientais, as cidades históricas, mas não contava com um aeroporto que recebesse passageiros vindos de outros países. “Com certeza nossa indústria do turismo ganha mais força ainda”, prevê Wilder.

Inaugurado em maio de 2016, o novo terminal de passageiros da aviação comercial em Goiânia possui infraestrutura completa para garantir a operacionalidade do aeroporto. Há dez posições de estacionamento no pátio de aeronaves, quatro pontes de embarque, 11 portões de embarque, praça de alimentação, elevadores e escadas rolantes. “Além disso, conta com facilidades aos usuários como a nova estrutura de internet sem fio, 568 pontos de energia para carga de eletroeletrônicos e, também, um completo mix comercial”, informa a Infraero.

No inicio deste ano, o aeroporto de Goiânia ficou em 8º lugar na lista dos aeroportos mais pontuais da América Latina e em 2º entre os aeroportos brasileiros. A pesquisa foi divulgada pelo site Flight Stats.

 

Veja Também